quarta-feira, setembro 11, 2013

Amor

Lançado em 2012, o filme conta a história de um casal de idosos, Anne (Emmanuelle Rivas) e Georges (Jean-Louis Trintignant)  e de como o amor pode persistir ao longo dos anos e ser a principal fonte de força para superar desafios.
Marido e esposa são professores de música aposentados e um certo dia Anne sofre um derrame durante o café da manhã, um lado de seu corpo fica paralisado. A partir daí começa a prova de companheirismo e amor do casal.
Durante o filme, acompanhamos uma realidade, pois os fatos são nada menos que comuns, de rotinas diárias vividas pelo casal, que a partir de agora devem se cuidar e se descobrir. Cenas de maus tratos, de união e desunião, de chorar escondido, de cuidar daquele que foi seu parceiro, como se hoje ele fosse seu filho.
A direção é de Michael Heneke e como em seus outros filmes, A professora de piano, Caché, A fita branca e Violência gratuita, Heneke explora a realidade e como ela pode ser difícil de suportar. Seus filmes, às vezes angustiantes, mostram o exato momento em que tudo pode se transformar e se destinar a um caminho sem volta.
Amor também nos faz pensar em nosso futuro e se acaso vivêssemos aquela situação, teríamos alguém que se dedicaria a nós da mesma forma? E o contrário, será que nos entregaríamos para zelar por um amor moribundo? Refletimos também o quanto pode ser doloroso perder, dia-a-dia, aquele que amamos, perder seu olhar, seu carinho e assistir o esvaecimento de sua personalidade.
É um filme de reflexão, afinal trata da única certeza da vida de todos os humanos: a morte e como podemos lidar com ela. 
Prêmios: Oscar de melhor filme estrangeiro, Prêmio do Cinema Europeu de melhor atriz, ator, realizador e filme, BAFTA de melhor atriz, César de ator, César de melhor atriz, César de melhor realizador, César de melhor filme, Palma de Ouro, entre outros.

  • Nome Original: Amour

Direção: Michael Haneke
  • Elenco: Jean-Louis TrintignantEmmanuelle RivaIsabelle HuppertAlexandre TharaudWilliam ShimellRamón AgirreRita BlancoCarole FranckDinara DrukarovaLaurent CapellutoJean-Michel MonrocSuzanne Schmidt,Damien JouilleroWalid Afkir
  • Ano: 2012
  • Duração: 127 min
  • País: Áustria/França/Alemanha
  • Classificação: 14 anos
  • Gênero: drama.

  • Débora Cordeiro
    Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário