A boa comunicação é a base de qualquer relacionamento. Seja entre amigos, familiares ou mesmo desconhecidos, trocar informações de uma maneira eficiente ajuda nas relações. Porém, comunicar-se bem não significa apenas conseguir expressar as próprias opiniões, mas também ter a habilidade de ouvir o que a outra pessoa está querendo dizer.
Ao escutar o outro, cria-se um clima de confiança, fortalecendo os laços afetivos. É ouvindo que mostramos interesse e disponibilidade para entender o que o outro quer transmitir ou compartilhar. Em nossas visitas, saber ouvir é importantíssimo para perceber o que o paciente, enfermeiros ou os colegas esperam de nós. Entender essas mensagens é um grande sinal de empatia.
Mas será que saber ouvir é uma tarefa fácil? Certamente, não. Ouvir de verdade significa colocar-se no lugar da outra pessoa e tentar enxergar o mundo através da janela dela. Para isso, é preciso deixar de lado os preconceitos e as ideias que construímos com base em nossas próprias experiências, para isso, aí vão algumas dicas:
• Mostrar interesse pelos outros por meio da nossa expressão corporal. Por isso, sente-se próximo da pessoa com quem está falando e virado para ela e mantenha contato visual a maior parte do tempo. Isso ajudará a focar a sua atenção e a transmitir a sensação de receptividade e de segurança.
• Não tente compreender a situação que a pessoa está relatando conforme as próprias ideias ou pensamentos. Lembre-se de que cada um sente e percebe o mundo de forma muito particular e o que funciona para você pode não funcionar para o outro.
• Não julgue a outra pessoa. Antes de fazer colocações, espere que ela peça seu conselho ou sua opinião.
Um abraço, um sorriso e um ótimo começo de semana a todos!
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