sexta-feira, setembro 18, 2015

Trabalho com o voluntário foi tema do segundo dia de congresso

"Trabalhando com o Voluntariado" foi o tema da palestra, ministrada por Márcia Beatriz Osório, que iniciou o segundo dia de congresso. Márcia falou sobre o contexto do voluntariado e a importância da organização de um projeto e de uma boa gestão de pessoas.

A palestrante destacou a necessidade do voluntário agir de forma espontânea, gratuita e solidária. "A ação voluntária não deve ser realizada em um determinado momento. O voluntário deve ser uma pessoa voltada para o coletivo de forma natural", explica.

A importância de uma organização recrutar e treinar seus voluntários de acordo com as metas e valores determinados também foi um ponto muito discutido. Para Márcia, o voluntário precisa ser informado, orientado e formado para ter a percepção sobre que é um trabalho voluntário, das responsabilidades que cabem a ele e das possíveis dificuldades que poderá encontrar no caminho. “O voluntariado vem se atualizando e muitas vezes as pessoas não percorrem essa atualidade e acabam realizando uma atuação que não cabe nos dias de hoje”, comenta.

Márcia ressaltou que não só o voluntário deve ser formado, mas também a organização. “Existem organizações que já estão no estágio de compreensão, outras tem uma compreensão de tempos atrás, então é importante que elas se atualizem para entender o contexto do voluntário que está chegando hoje”, explica. 

A apresentação se dividiu em dois momentos. A segunda etapa se deu a partir da discussão e reflexão dos participantes, que debateram temas como desmotivação, dificuldades do voluntariado e parcerias. 


Clique no link e confira a entrevista com Márcia Beatriz!


Giulia Bucheroni
Voluntária da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Imagens: Flávio Machado Homem

Nenhum comentário:

Postar um comentário