quarta-feira, agosto 14, 2013

Plante sua comida

Fonte: http://www.coletivoverde.com.br/
wp-content/uploads/2012/08/1109_hortassetelagoas3.jpg
Já imaginou ter uma área reservada no seu bairro, ou em sua casa, onde você pode plantar suas hortaliças, temperos preferidos e até alguns legumes e frutas? Pois bem, o conceito de "horta-urbana" está voltando à vida da população de grandes cidades, não só pelo prazer de produzir o próprio alimento, mas também como uma forma de terapia.
Trabalhar em uma horta traz a satisfação de cuidar da terra, plantar e fazer nascer o seu alimento, como é uma terapia utilizada para ajudar na depressão e no retorno ao convívio social.

Em Campinas-SP já existem alguns projetos de horta urbana que além da função terapêutica, traz uma oportunidade de trabalho e renda para algumas famílias, como o projeto Cio da Terra no bairro Itajaí e a Associação Comunidade Vida Saudável Vila Esperança, no bairro de mesmo nome. O trabalho deles ajuda no abastecimento de supermercados e comércios da região.

Normalmente as áreas utilizadas para esse fim passam por um processo de recuperação, afinal as poucas áreas urbanas que sobram nas grandes cidades geralmente estão degradadas e com solo contaminado. A transformação em um viveiro de alimentos necessita da recuperação da composição do solo, transformando-o novamente em uma terra sadia.

Fonte: http://www.rosenbaum.com.br/
wp-content/uploads/2011/06/LDL48302.jpg
Em algumas hortas as áreas recebem concessões das prefeituras para utilização como instrumento público e os envolvidas montam uma associação para organizar o espaço.

Você também pode ter seu pé de tomate em seu quintal, ou seu tempero preferido em alguns vasos, ou ainda iniciar a recuperação de um terreno abandonado próximo à sua casa. Na internet há diversos tutoriais e vídeos que ensinam a montar uma pequena horta e você poderá desfrutar do prazer de plantar, ver nascer, crescer, cozinhar e até presentear alguém com o que produziu.

Boa sorte e bons frutos!


Débora Cordeiro
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Um comentário: