sexta-feira, agosto 23, 2013

Criança e animais de estimação, uma combinação que dá certo

Imagem da web
Crianças que vivem com animais têm maior respeito à natureza, é o que explica a veterinária Diana Faria. De acordo com ela, mesmo que não tenha animal em casa é possível ter uma boa relação criança e bicho, só do contato com os animais de um zoológico ou bosque por exemplo. “O conhecimento sobre os animais também nos ajudam a conhecer nosso comportamento melhor. Nossos instintos que a gente tanto esconde sob regras sociais. Acho que essa observação dos animais desperta isso na gente”, explica a veterinária.
Já para quem tem animais domésticos este beneficio é ainda maior, a psicóloga Maria Cecília de Godoy aponta os seguintes benefícios: “O animal por ser plenamente espontâneo provoca trocas afetivas constantes, serve de elo nos relacionamentos de forma geral, estimula a sociabilidade e desenvolve a capacidade  e a responsabilidade de cuidar do outro, diminuindo assim o egocentrismo e a forma de se relacionar com as pessoas de forma geral”.
Quem tem bicho em casa garante melhor desenvolvimento no comportamento do filho. A servidora pública Maria Thereza, tem uma bebê de 7 meses, 2 gatos e 2 cachorros. Ela conta que mesmo a filha ainda sendo pequena tem o estímulo sensorial, uma vez que ela toca os pelos dos animais e fica comparando gato com cachorro. Maria Thereza revela que conforme a filha crescer vai educa-lá para saber conviver de forma harmoniosa com os bichos de estimação. “Mas conforme for crescendo vamos ensiná-la a cuidar dos bichos, pretendemos aos poucos introduzir pequenas responsabilidades sobre os animais da casa”.
Para Enzo de 9 anos, Golias, seu cachorrinho, já faz parte da família, “desde que ele chegou lá em casa, não sou mais o único menino” , afirma. Enzo diz que leva Golias para passear na rua todos os dias, mas o cocô não fica na calçada! Ele  leva uma sacola plástica e recolhe a sujeira para, depois, descartá-la numa lixeira. Outra responsabilidade de Enzo é dar comida para o cãozinho. “Quando nós ganhamos o Golias, minha mãe dividiu as obrigações.  Minha irmã dá a água e eu dou a comida. Todo dia é assim”, finaliza o pequeno Enzo.

Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário