sexta-feira, junho 21, 2013

ONG Hospitalhaços realiza um sonho muito especial

Esta é a história de Jonas Rodrigo Machado, 22 anos, portador de deficiência auditiva que sonhava ser palhaço de hospital. O desejo nasceu há 3 anos atrás, quando Jonas assistiu pela primeira vez ao documentário dos Doutores da Alegria. “Achei o documentário muito bonito e neste mesmo dia disse aos meus pais que um dia ainda iria fazer isso da minha vida”.
Há alguns meses atrás, navegando pelo Facebook Jonas se deparou com um anúncio da ONG recrutando publicitários para o seu time de comunicação. “Eu estava procurando emprego e vi o anúncio. Mesmo não tendo muito a ver com minha área eu não podia perder a chance. Mandei meu currículo.”
E foi assim que no dia 26 de abril o e-mail/currículo de Jonas chegou para o Coordenador de Comunicação da ONG, Marcelo Frade. Mas não era um e-mail comum e logo no início as singelas palavras de Jonas chamaram a atenção:
“Olá prazer, sou Jonas. Sei que meu currículo quase não tem nada a ver com a área que vocês querem, eu tô cursando Administração, mas meu sonho é ser palhaço por um dia. Não quero dinheiro, só queria passar por essa experiência única na minha vida se Deus quiser. Obrigado pela atenção. Deus abençoe a todos vocês agentes da alegria”.
O e-mail de Jonas comoveu Marcelo e foi suficiente para que o Coordenador de Comunicação convocasse uma corrente do bem com a finalidade de realizar o sonho de Jonas. A ideia era trazer Jonas, que mora em Mogi Guaçu pra participar da quadrilha de palhaços na Festa Junina da ONG.
Com a ajuda dos "elos da corrente do bem", como Rodrigo (Zera), Adriana, Romer e a coordenação geral da ONG, Marcelo conseguiu viabilizar a vinda de Jonas e sua participação na festa junina. No dia da festa, usando seu nariz de palhaço, Jonas transbordava alegria: “O dia de hoje marcou a minha vida. Os palhaços levam felicidade para as crianças, elas esquecem que estão doentes porque a felicidade é maior que a tristeza. O palhaço tem sempre um sorriso no rosto. Problemas e momentos difíceis todo mundo tem, mas são gestos como esses que fazem tudo valer a pena."
E quando o palhacinho novato achava que não caberia mais felicidade em seu coração descobriu que a corrente do bem tinha ido além. Durante a própria festa Jonas foi apresentado a Aline Péccolo (Coordenadora do projeto Gotas de Sorrisos, ONG parceira do Hospitalhaços) e convidado pra ser oficialmente um palhaço de hospital, atuando na região de Mogi junto à Gotas de Sorrisos.
A ONG atende 2 hospitais em Mogi Guaçu, 2 em Mogi Mirim, 5 casas de abrigo em Mogi Guaçu, 2 lares de terceira idade e atua também em Estiva Gerbi. O projeto existe há 1 ano e segue os moldes do Hospitalhaços, humanização utilizando a figura do palhaço.
“O Jonas vai passar por treinamentos e orientações antes de começar o trabalho. Agora ele terá todo um processo de nascimento do seu palhaço e logo estará atuando e vivenciado seu sonho", garantiu Aline Péccolo.
Dá pra imaginar o tamanho do sorriso de Jonas depois de descobrir tudo isso?
“Tinha fé em Deus que ainda ia realizar esse sonho e Ele colocou no meu caminho pessoas especiais que se juntaram pra tornar tudo possível. Só tenho a agradecer, hoje é um dia muito feliz!”

A ONG Hospitalhaços que agradece Jonas!
Histórias como a sua são fontes de inspiração pra seguirmos o trabalho com amor e alegria, sempre. 

Nubia Teodoro
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços 




Jonas Machado


O coordenador de comunicação dA ONG Hospitalhaços, Marcelo Frade e a coordenadora da ONG Gotas de Sorrisos, Aline Péccolo.


Um comentário:

  1. Há um equívoco na matéria, o grupo Gotas de Sorriso não é uma ONG, procurei os registros e nada encontrei, queria uma instituição assim aqui em Mogi Guaçu para ajudar financeiramente, mas tem que ser ONG, e não tem ainda na cidade um grupo cadastrado. Att. Marisa Ermete Gomes.

    ResponderExcluir