domingo, abril 06, 2014

Jovens inspiradores

Nessa semana, comemoramos o Dia Mundial da Juventude! E, nada melhor do que jovens que quebram o preconceito da "rebeldia e inconsequência" e lutam para fazer a diferença (não só em suas próprias vidas, mas também em suas comunidades, cidades e até no país).
Conheça abaixo a história de três jovens que, mesmo em diferentes partes do Brasil, nos inspiram e transformam a realidade com seus trabalhos voluntários:



Cintia Denise - Indaiatuba/SP
"Comecei a fazer voluntariado quando estava na 8ª série. Até então já tinha feito algumas atividades voluntárias, mas nada oficial. Então comecei em um projeto onde eu era monitora de inglês na minha escola. Permaneci nesse projeto durante 4 anos, até quando me formei. Pretendo voltar a participar de um projeto voluntário, o mais breve possível. Pra mim voluntariar é indescritível, o fato de você se doar por uma causa não tem preço. Me lembro que quando eu ouvia meus alunos sorrindo dizendo que tinham tirado notas altas nas provas, fazia todo o esforço valer a pena. Voluntariar é bom porque você não espera nada em troca, não pede salário, não quer brinde. Mas você faz e gosta. E não pra receber dinheiro, mas pra receber sorrisos, e isso nenhum dinheiro poderia pagar".




Amauri Salvador - Mato Grosso
"Trabalho com Língua Inglesa desde os 16 anos de idade. Comecei dando aulas de Inglês de forma voluntária atendendo crianças e adolescentes de minha comunidade que não tinham condições de pagar um curso de idiomas. Eu entendia perfeitamente a situação em que eles se encontravam, uma vez que, aprendi Inglês por pura disciplina pelo fato de minha família não poder arcar com um curso de idiomas. Graças à meus esforços, juntamente com o apoio de professores que me inspiraram e ajudaram-me a continuar me dedicar mais e mais, participei do programa de Imersão em língua Inglesa promovido pela Embaixada Americana no ano de 2012. Além disso, um dos meus projetos voluntários será apresentado em Londres esse ano! Hoje em dia, trabalho profissionalmente na área, mas, ainda assim, mantenho projetos voluntários de aulas complementares da língua Inglesa atendendo crianças que não podem arcar com as despesas de uma escola privada, pois, em minha região, infelizmente ainda há certa deficiência no ensino de línguas em escolas públicas, devido ao número mínimo de horas e grande números de alunos por sala. Atualmente, o voluntariado está inserido em minha vida como sendo uma necessidade básica, e o retorno que tenho é justamente ver o empenho de meus alunos ao dispor de tempo e dedicação em aprender um novo idioma. Como em qualquer situação, nos deparamos com situações desafiadoras, mas, independentemente do que venha a ocorrer, a vontade em ajudar outros e de ter resultados positivos nos dão força a continuar. Tenho orgulho em ser voluntário e só tenho colhido bons frutos com isso".



Paloma Silva - São Luis/MA
"Inicialmente eu comecei como participante voluntária do programa Mãos que Ajudam ,que é um programa de voluntariado internacional promovido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias voltado com serviços para beneficio da comunidade.Ao participar de ações por vários anos percebi que tinha um grande potencial para não só ajudar o próximo,mas transformar a vida de pessoas,e foi quando eu me inscrevi no programa Jovens Embaixadores,e ao participar  do programa para semi finalistas English Immersion Program em Recife onde pude aprender como elaborar um projeto voluntârio,foi que um sonho de criar um projeto próprio foi se materializando e se tornando um objetivo real.Ao ser selecionada em 2012 no programa Jovens Embaixadores tive muito contato com ONGs americanas como Love InC,Park&People e através dos workshops de responsabilidade social, finalmente pude construir a minha ideia juntamente com outros colegas da área de atuação em Educação.Faltava apenas um incentivo financeiro e foi quando a Embaixada lançou o programa de financiamento “Small Grants” para projetos voluntários e enviei a idéia do projeto “Young Teachers,Future Leaders” que consistia em workshops sobre multiculturas de países que falam o idioma inglês (EUA, Reino Unido ,Canadá ,India, Australia, Jamaica) e seus aspectos (musica, dança, educação, politica etc) , e com aulas de reforço em inglês e oficinas de projetos voluntário. Todo esse curso foi voltado para alunos de escolas publicas e o resultado foi incrível! Jovens tiveram vidas transformadas por esse projeto,não apenas com ampliação de visão de mundo e de responsabilidade social,mas de seu próprio potencial! Muitos deles estão na AIESEC que é uma ONG internacional de universitários,e outros estão buscando aprimorar o idioma para conseguir aplicar para o Ciência sem Fronteiras. Sem dúvida, todo o esforço foi válido para impactar a vida desses jovens e eu gostaria muito de futuramente repetir o projeto. No momento, estou morando em Brasília, cursando Relações Internacionais no UniCEUB. Através desse curso, tenho certeza que muitas oportunidades de projetos para tranformação da sociedade virão! Esse é meu objetivo de vida! Acredito na educação, acredito no potencial de cada pessoa de se tornar autossuficiente e buscar seus objetivos e multiplicar boas ações na sociedade! A mudança começa por cada um de nós!"


Por: Fernanda Lagoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário