segunda-feira, março 17, 2014

“Por quê, Pedro?”- conheça mais um voluntário da Hospitalhaços

Ele queria ser um “desenhista famoso”, se formou em publicidade, mas por um tempo achou que a ilustração não era a sua praia. Ao abrir sua própria empresa, ele conseguiu trabalhar com o que gosta e dedicar mais tempo aos trabalhos voluntários.

Atualmente, o ilustrador Pedro Netto é voluntário na Hospitalhaços e é responsável por algumas ilustrações especiais feitas para ONG. Além do trabalho na instituição, ele dedica o tempo livre a produção de tirinhas, algumas inspiradas nas suas experiências pessoais. Para divulgar esse trabalho, criou a fan page “Por quê, Pedro?”.

Confira um bate papo rápido com o ilustrador e conheça mais um voluntário da ONG!

O que levou você a se tornar ilustrador?

Quando me dei conta de que meu sonho de criança era sincero, eu resolvi arriscar na profissão. Foi tarde, mas estou certo que foi ainda em tempo.

Qual foi a inspiração para o personagem Pedro da fan page?

Pode parecer narcisista, mas fui meu próprio “muso”.

Eu era um cara que vivia procurando um culpado para minhas frustrações. Após quebrar muito a cara culpando os outros, percebi que o culpado era apenas eu. Hoje vejo que não é bem assim, eu devo pegar leve com a pessoa que eu costumava ser e encarar as consequências das minhas escolhas com leveza.

Vi que não existiam muitas histórias que abordavam essa temática dos próprios “fantasmas do passado” e resolvi expor parte da minha vida em uma história que trata desse assunto. Claro que o Pedro da história é bem diferente do que eu sou na vida real! (risos)

Qual a principal mensagem que deseja passar com a tirinha?

É um apelo para que as pessoas peguem mais leve com as diferenças. Nós nos espantamos demais com a mudança no outro, mas esquecemos de que passamos por muitas mudanças em nossas próprias vidas. Por que não lidar melhor com choques de geração, choques culturais, religiosos etc?

Quanto tempo dedica à fan page e ao personagem?

A fan page é nova e eu costumo programar as postagens das tirinhas. Quanto à produção das tiras, o processo é outro: fico constantemente atento a algum conteúdo que posso incorporar às histórias e faço rascunhos sempre que a inspiração bate. Já para a produção, procuro fazer durante a noite ou aos finais de semana.

Você tem alguém que te inspirou a desenhar?

Impossível não citar grandes criadores como Walt Disney, W. Hanna e J. Barbera, Maurício de Souza, Ziraldo, entre outros grandes nomes. Mas ultimamente os que mais me inspiram são os novos e promissores talentos. Em Campinas, temos excelentes nomes como Mario Cau, Bira Dantas, Carriero, Caio Yo, Jânio Garcia, Bruno Borovac, Herbert Bebert, Digo Freitas, Marçal, Guilherme Bandeira, Vencys Lao, entre tantos outros artistas.


Curtiu o bate papo? Acesse a fan page e conheça melhor o trabalho do Pedro nos quadrinhos!


Luciana Pansani
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário