sexta-feira, julho 12, 2013

Tratamento de câncer 'bem-humorado' é tema de livro

Capa do livro "Tratando Câncer com Humor".
Foto: reprodução
O guia de turismo Luis Carlos Menezes Negri tinha 57 anos quando descobriu que teria que passar por um tratamento de câncer. Diagnosticado com melanoma (o câncer de pele) no couro cabeludo, que se espalhou para os ossos e para o pulmão, ele teve apenas mais nove meses para deixar sua marca.

E deixou! Negri resolveu escrever um livro contando a luta contra a doença e sua obra foi lançada neste mês na internet. “Tratando Câncer com Humor” (leia aqui) traz relatos do tratamento e atendeu aos pedidos de várias pessoas que recebiam seus e-mails, em que ele contava detalhes de sua luta.

“A família sempre achou que a iniciativa era ótima, não apenas pelo conteúdo em si, que todos consideravam interessante, mas também porque funcionava como uma terapia para ele e aumentava sua autoestima”, conta Cláudia Toledo Negri, esposa de Luis Carlos.

A história começa no primeiro dia de setembro de 2011, quando Luis Carlos passou por uma biópsia. A partir da descoberta do câncer, os capítulos mesclam relatos pessoais e trocas de e-mails com amigos e parentes.

“Optamos pelo livro virtual exatamente porque pensamos que ele possa ajudar outras pessoas a passarem por esse período tão difícil, não apenas pela forma como o Luis Carlos lidava com seu próprio problema, mas também como uma ideia para outros fazerem o mesmo, como uma terapia”, explica Cláudia.

O livro tem 52 páginas e pode ser lido gratuitamente na internet. A arte da capa foi feita por Paulo Nílson e a editoração ficou por conta de Gabriel Negri Nílson. Luis Carlos faleceu no dia 26 de junho do ano passado.

Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de ler os email enviados, e de compartilhar dias com esse amigo, é de trazer vida para aqueles que pouco a valoriza.

    ResponderExcluir