sexta-feira, abril 26, 2013

Ser voluntário - Por um Brasil melhor

Estamos na semana mundial da boa ação. E todos nós podemos fazer um pouco pra tornar melhor o lugar onde vivemos, já parou pra pensar nisso?

E não precisamos ir muito longe... você sabe o que se passa na sua rua e no seu bairro, por exemplo? Existem muitas atividades que poderiam melhorar a vida e o convívio entre as pessoas se cada um absorvesse o espírito do voluntariado. De uma simples ajuda a grandes mutirões conseguem-se resultados espetaculares e os benefícios são para todos.

Bem perto da sua casa há um posto de saúde, um hospital, uma escola, uma creche. Por que não ajudar com uma hora por dia como voluntário? Há tantas maneiras de colaborar que você vai se surpreender quando conhecer o interior dessas repartições.

Nos hospitais em vários pontos do país, o expediente administrativo pode ser auxiliado com o mínimo de domínio do computador, no preenchimento dos formulários, por exemplo. Você também pode ajudar na cozinha, recolher donativos, levar uma palavra aos doentes ou simplesmente visitar as pessoas que estão internadas.

Nas creches, que tal servir a merenda para as crianças uma vez por dia? Compartilhar do momento do recreio e voltar no tempo, para que a dormência lúdica que existe em cada um de nós floresça novamente e produza em nosso metabolismo as boas endorfinas da alegria e felicidade?
Pessoas aposentadas e felizes, em muitas partes do país, se solidarizam com escolas de periferia e lá ensinam crianças a jogar xadrez, dama, dominó e a montar os deliciosos quebra-cabeças. São essas atividades que fazem as crianças e os jovens terem a boa disputa esportiva e conhecer a verdadeira relação de vitória e derrota. Molda-se o caráter através da prática do raciocínio. Não há agressões de impactos.
Ações voluntárias fazem muita diferença porque estreitam laços, resgatam convívios de amizade, eliminam a vaidade humana e aproximam as pessoas no entendimento de que o bom mesmo na vida é ser e não ter.

Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário