sábado, abril 27, 2013

Charles Chaplin - 124 anos de inspiração

Um gênio. Um mito. Um ícone.
Pequenas palavras, mas carregadas de significado para definir Charles Chaplin.
O eterno vagabundo tinha alma de palhaço. Seu personagem mais famoso, Carlitos, de forma inteligente e engraçada divertia e emocionava os espectadores, mas também trazia em sua essência denúncias às injustiças sociais da época, como a miséria e o desemprego.


Quase um século se passou desde o auge de sua carreira e ainda nos dias de hoje suas obras permanecem atuais e carregadas de significado. O filme "O Grande Ditador" - uma crítica ao fascismo, Tempos Modernos e Luzes da Ribalta são grandes exemplos da contemporaneidade de suas obras.

"Nesse mundo há lugar para todos, a terra é boa e rica e pode alimentar a todos.
O estilo de vida poderia ser livre e lindo, mas nós nos perdemos no caminho.
A ganância envenenou a alma do homem, criou uma barreira de ódio, nos guiou no caminho de assassinato e sofrimento. Nós desenvolvemos a velocidade, mas nos fechamos em nós mesmos.
Máquinas que nos deram abundância, nos deixaram em necessidade. 
Nosso conhecimento nos fez cínicos, nossa inteligência nos fez cruéis e severos.  
Nós pensamos muito e sentimos pouco.
Mais do que máquinas, nós precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência, nós precisamos de carinho e bondade.
Sem essas qualidades a vida será violenta, e tudo será perdido."

(Trecho do último discurso do filme O Grande Ditador)

Charles Chaplin nasceu em Londres, em abril de 1889 e começou sua carreira como mímico. Adepto do cinema mudo, fazia seus próprios roteiros e dirigia seus filmes. Crítico ferrenho da sociedade, produziu grandes obras. Na década de 30 seus filmes foram proibidos na Alemanha nazista, pois foram considerados subversivos e contrários à moral e aos bons constumes. Ainda assim, fizeram muito sucesso em outros países, sendo traduzidos para diversos idiomas.

O eterno vagabundo é também nosso eterno palhaço ilustre. Fonte de inspiração, de aprendizado e de emoção. Neste mês em que completam-se 124 anos de seu nascimento, o presente maior é ter acesso às obras maravilhosas de um dos maiores artistas do teatro e do cinema. Confira trechos de "Luzes da Ribalta" e "O Grande Ditador" e inspire-se também. Juntos podemos fazer um mundo melhor!
"Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado." (Charles Chaplin)

Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços









Nenhum comentário:

Postar um comentário