segunda-feira, abril 29, 2013

Para gostar de ler: Resenha - Eu fui a melhor amiga de Jane Austen


Título: Eu fui a melhor amiga de Jane Austen 

Autora: Cora Harrison.

Editora: Rocco

Classificação: Infantojuvenil


“Eu fui a Melhor Amiga de Jane Austen", da autora Cora Harrison, é um livro que mescla realidade e ficção sobre a adolescência da criativa escritora Jane Austen.  É uma leitura muito agradável e recomendada para incentivar os jovens (ou adultos como eu) a lerem os clássicos da autora. 

O livro é narrado por Jenny Cooper no formato de diário, prima e melhor amiga de Jane Austen, onde ela relata as aventuras que viveram em 1791, quando morou por um tempo com a família Austen. A história tem referências aos costumes e curiosidades da época, o que nos leva a ter certeza que Jane foi uma mulher “à frente de seu tempo”.

Jane Austen e sua prima Jenny Cooper estão em um internato e simplesmente não gostam do ensino e das pessoas dessa “escola para moças”. Jane acaba contraindo uma febre terrível e Jenny, em um ato de coragem, decide escrever uma carta para avisar a sua tia, a Sra Austen. Na calada da noite, Jenny sai para colocar a carta no correio e coloca em risco a sua reputação e a chance de conseguir um bom casamento. No caminho, ela fica de cara com o perigo, mas é salva por um belo moço, o Capitão Thomas Williams, que ajuda Jenny a cumprir sua missão.

Quando a Sra Austen recebe a carta, imediatamente retira as duas meninas do internato e as leva para serem educadas no campo, com os irmãos de Jane e os alunos do Sr. Austen. No campo elas vivem diversas aventuras, participam de bailes, flertam com rapazes. Em seu diário, Jenny Cooper retrata uma Jane Austen espirituosa, criativa, divertida, apaixonada por criar histórias e que sempre tem uma resposta na ponta da língua, e por isso vive brigando com a mãe. 

Este livro recria a atmosfera dos romances de Jane Austen, e deixa qualquer leitor com vontade de ler as suas obras, como por exemplo, o clássico "Orgulho e Preconceito".


Gesiane Simão
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário