terça-feira, abril 23, 2013

Palestrante se demite de banco para fazer trabalho voluntário em MG


'Hoje não tenho salário fixo, até porque meu trabalho não tem preço', diz. Uberlandense usa acrobacias e já palestrou para mais de 300 mil pessoas.


Palestrante em Itumbiara, Goiás.
(Foto: Priscila Goçalves/Arquivo Pessoal)
Desde 2006 Clóvison Elberth Alves, ou "Clovin", como é conhecido, deixou um salário de R$ 5 mil e o cargo de gerente de um banco para realizar palestras gratuitas em Uberlândia, em outras cidades de Minas Gerais e de outros estados. O homem, que também é acrobata, passou a promover através do instituto “Saúde & Equilíbrio”, a qualidade de vida por meio da prevenção de vícios como as drogas e o sedentarismo. Entre escolas, hospitais, centros de recuperação, empresas e outros, ele já palestrou para 300 mil pessoas.
Clóvison se demitiu do banco ou, como ele diz, “demitiu o banco” para se entregar à causa social. “Tomei a decisão de mudar radicalmente minha vida por uma série de fatores. Talvez, em primeiro lugar, por sentir uma vocação, um chamado forte de minha consciência para agir em prol do ser humano. Isso após sofrer vendo gente amada se destruir por fatores como a falta de autodisciplina, de discernimento e fé. Foi então que eu uni o sonho de viver do ciclismo acrobático (BMX Freestyle Flatland), que sempre foi minha paixão, à vontade de fazer algo para ajudar a sociedade a se tornar melhor”, contou.
Largar o emprego de gerente e viver do projeto de trouxe transformações tamanhas que, segundo o palestrante, “o Clovison não existe mais”. “O tamanho e a qualidade das mudanças que vivi são absurdas, em todos os sentidos. Ao demitir o banco da minha vida foi como saltar de um prédio: até hoje não sei se estou voando para o céu ou caindo para o inferno. Meu primeiro casamento acabou, uma filha foi parar a 3.000 quilômetros de mim e até hoje me adapto a tantas mudanças”, comentou.

O trabalho
Segundo Clóvison, o projeto que ele leva para as pessoas usa abordagens surpreendentes e variadas que unem o lúdico das acrobacias às palestras e ações motivacionais. “Estimulo o autoconhecimento do humano enquanto ‘um ser’ de corpo, mente e alma. Motivo o público à prática da tríade: exercícios físicos, reflexão e crença em valores, princípios e comportamentos saudáveis e equilibrados. Algo forte que propagamos é a autodisciplina e gerência de si mesmo”, disse.

Ainda segundo ele, quando ocorre um acerto em uma manobra, transmite princípios como a dedicação e a paciência, mas quando cai no meio da apresentação é melhor ainda, porque se levanta e tenta outra vez. "Por meio da acrobacia posso demonstrar princípios como a superação e a resiliência", acrescentou.
O palestrante também disse que para se manter fecha contratos de patrocínio com empresas e também recebe outras ajudas. “Hoje não tenho salário fixo, até porque meu trabalho não tem preço. Faço mais por vontade e missão pessoal que por dinheiro, mas também vivo disso. Tenho alguns contratos com empresas e já tivemos o apoio do Ministério da Cultura, mas no momento só estamos sobrevivendo graças a inovações e participações em projetos e com dedução fiscal em impostos”, explicou.

O acrobata e também empreendedor social contou que pretende continuar o trabalho enquanto puder. “Vou continuar com o trabalho de visitas às escolas, instituições e outros até morrer, já que outros jovens vão aderindo e devem continuar mesmo sem minha presença física. Mas como creio ser um projeto atemporal e de domínio público, ele sempre há de continuar, pois Saúde & Equilíbrio é apenas uma das expressões diversas da grande luta humana pela verdade, pelo amor e pela vida”, afirmou.

Ainda de acordo com Clovison, existem inúmeros voluntários eventuais e ele conta, ainda, com a ajuda de uma administradora e da esposa Priscila Gonçalves, que atua como assistente operacional. "Mas quem quiser também pode participar deste sonho. Quem tiver vontade de viver melhor e de construir um mundo melhor, pode fazer parte disso”, completou.

Uma das pessoas que acompanham o trabalho do palestrante é o mecânico Clóvis Rodrigues Nogueira. “O que ele faz é de coração. Admiro as apresentações e palestras, pois ele é um exemplo de vida e coragem. As crianças gostam demais dele”, comentou.
E até mesmo quem nunca foi, mas já ouviu falar, afirmou que o que ele faz ajuda quem precisa. "Nunca assisti a uma palestra do Clóvison, mas já conheço o trabalho pelo que os meus amigos contaram. Sei que são muito boas e que muita gente gostou", ressaltou a dona de casa Nádia Lúcia.

Em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, o trabalho do palestrante é acompanhado pela assistente social Maria Antônia Silva há alguns anos. "É muito bonito e importante o que ele faz, pois traz uma nova visão da vida tanto para nós adultos quanto para as crianças. Está faltando gente assim no mundo, que tenha atitude de mudar a sua vida para ajudar os outros", disse.

Marcas
E depois de ter se demitido de um emprego para poder se dedicar às pessoas, Clóvison finalizou dizendo que depois que mudou de vida, toda palestra é inesquecível e que não há uma única que ele tenha gostado mais, porém, confessou que prefere usar mais a prática para mostrar exemplos da vida do que dar testemunhos. “Já houve muita coisa boa durante todo este tempo que me demiti. E percebi que na verdade pouco gosto de palestrar com palavras. Para mim as palestras mais inesquecíveis foram aquelas em que eu consegui passar minha mensagem falando mais com minhas acrobacias na bicicleta e com a expressão dos meus sentimentos do que com testemunhos de vida real. E assim espero poder continuar levando a vida e ajudando as pessoas, de alguma forma”, concluiu.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário