quarta-feira, abril 24, 2013

Hospitalhaços animam intervalo da Faculdade Adventista de Hortolândia (IASP)

O ditado popular que diz que “rir é o melhor remédio”, traduz bem a missão da ONG de Humanização Hospitalar, que tem o objetivo de alegrar e tornar a vida de pessoas doentes mais felizes. São 550 voluntários que visitam mais de 30 mil pessoas por mês em hospitais públicos de Campinas e região.

A equipe dos Hospitalhaços veio a Faculdade Adventista de Hortolândia (IASP) para mostrar seu trabalho para os universitários e quem sabe conseguir mais voluntários que queiram alegrar a vida de pessoas adoentadas. Na ocasião, a equipe fez uma rápida apresentação no horário do intervalo, onde o personagem principal foi o palhaço mudo chamado de Esparadrapo, que fez os alunos do Ensino Superior caírem na gargalhada. “A apresentação dos Hospitalhaços foi muito divertida e conseguiu interagir muito com os alunos, todos entraram na brincadeira”, disse o aluno do 4º ano de Sistemas de Informação, Rogério Rodrigues, que também é voluntário num projeto que vai acontecer em julho, onde ele e outros jovens vão passar 10 dias no Uruguai realizando projetos evangelísticos e sociais.

A coordenadora de treinamento, Adriana Thomaz trabalha há seis anos na ONG e disse que tem inúmeras histórias comoventes para contar. Uma delas é de um velhinho abandonado pela família que estava muito triste e depois da visita dos Hospitalhaços ele se motivou. “Ele me disse que antes só tinha motivos para chorar, que estava triste, mas agora está animado cantando com a equipe”.

A essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo ao tratamento. As crianças apresentam evidências clínicas de melhora, além de ficarem mais à vontade com o ambiente hospitalar e mais colaborativas com os profissionais de Saúde. Os familiares e acompanhantes ficam mais confiantes em relação à melhora das crianças e até passam a brincar mais com elas.

Esse tipo de processo iniciou na década de 60, com participação fundamental do médico americano “Patch Adams”, que propôs e executou modificações nas relações dentro dos hospitais através da máxima “Serventia do amor para todas as pessoas”. Fundada em 1999, a Hospitalhaços está comprometida com o sorriso dentro do ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da área da Saúde.

De acordo com a Adriana, os voluntários são treinados para atuar como palhaços nos hospitais. Mais informações na página da web hospitalhacos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário