quinta-feira, novembro 01, 2012

UM DIA COM A MEDICÃO


Aconteceu no domingo, (21), mais uma etapa do projeto “Um dia com a Medicão”, realizado pela Associação Brasileira de Terapia Assistida com Animais Medicão. A ação, que faz parte das comemorações do mês da crianças, foi realizada no Parque Dom Pedro Shopping e contou também com a participação dos palhaços da Hospitalhaços, que ficaram encarregados da parte recreativa do evento.


Criado para promover a “cão-terapia”, o projeto Medicão de Terapia Multidisciplinar teve início com o adestrador e cinotécnico Hélio Rovay Junior, que há onze anos decidiu trazer o "Medicão" para a cidade de Campinas. Os profissionais que integram a equipe utilizam o potencial canino para melhorar e, muitas vezes, mudar a vida de portadores de necessidades especiais. Os cães do Medicão pertencem aos próprios voluntários e são selecionados pelo temperamento e treinados para prestarem assistência nas sessões terapêuticas. O evento, que durou das 12 às 20h, proporcionou ao público a possibilidade de conhecer de perto este trabalho.


As crianças portadoras de necessidades especiais tiveram um atendimento diferenciado, feito pelos cães e à equipe de fisioterapeutas da faculdade Anhaguera. A intenção era, nos casos envolvendo deficientes visuais, que através do tato os pacientes pudessem desenvolver conhecimento sobre os animais, como por exemplo, descobrir a cor do pelo, a raça, elevando assim a sua autoestima. Já os que possuíam alguma dificuldade motora, se impressionavam com a beleza e o carinho dos animais, o que fazia com que adquirissem conforto e confiança, levando-os a estimularem os movimentos.


Em parceria com a Medicão, os palhaços da Hospitalhaços ficaram encarregados da recreação das crianças que passavam pelo evento. Com pintura e atividades educativas, a palhaçada levou alegria e bom humor durante todo o dia. Teve ainda pula-pula em formato de pulga gigante, apresentações dos cães, distribuição de brindes e arrecadação de livros e brinquedos.

Por Equipe de Jornalismo Hospitalhaços


JF



Nenhum comentário:

Postar um comentário