sábado, outubro 13, 2012

Cães terapeutas podem receber diploma da Câmara de Campinas


Um decreto legislativo inusitado está tramitando na Câmara de Vereadores de Campinas (SP). A proposta passada pela vereadora Leonice da Paz pretende conceder o diploma de mérito 'Herbert de Souza', concedido às entidades que realizaram ações de interesse público, para o Medicão, projeto de terapia canina. Tudo porque Hanna, uma golden retriever de 2 meses, não pode receber o diploma em nome próprio. Mas, como afirma Hélio Rovay Júnior, adestrador e coordenador da entidade, "quem realmente merece a medalha é ela".
Hanna, assim como a mãe Mel, a irmã Brenda e o primo Oliver, visita hospitais e escolas de Campinas como parte do projeto multidisciplinar de cães terapeutas. A proposta é que os animais, com o apoio de profissionais de educação e saúde, ajudem na recuperação de crianças doentes ou com dificuldades de ensino.
Iniciativa do adestrador Hélio Rovay Júnior, o Projeto Medicão de Terapia Multidisciplinar trabalha com 12 profissionais e voluntários, principalmente das áreas de educação e saúde e sete cães. O grupo, que completou 10 anos de atuação em 2011, trabalha na recuperação de crianças doentes e com problemas de aprendizado de Campinas (SP).
Os cães são selecionados pelo temperamento e testados. "Eles têm que aguentar puxão de orelha, de rabo, sem reagir de forma violenta", explica Rovay Júnior."São cães carinhosos: é através do contato, dos afagos, que ajudam os pacientes". O idealizador do projeto começou sozinho, trabalhando em uma entidade assistencial. Hoje, a entidade já trabalha no Projeto de Humanização do Hospital Celso Pierro, com o Instituto Boldrini, e com algumas escolas.
O diploma de honra, acredita ele, ajudará a divulgar o projeto de terapia. Mas, apesar do orgulho na equipe, faz questão de ressaltar que os verdadeiros responsáveis pelo sucesso do programa são os cachorros. "Vamos receber em nome deles", afirma.

Participaremos do evento em parceria com a ONG MEDICÃO

Dia 21 de outubro – das 12:00 as 20:00
Local: Shopping Dom Pedro – ALAMEDA – Entrada das águas
Os palhaços irão interagir com as crianças e os cães terapeutas, com atividades recreativas
Faremos 4 turnos: 12:00 as 14:00h / 14:00 as 16:00h / 16:00 as 18:00h / 18:00 as 20h
Precisaremos de 4 palhaços por turno, interessados, enviar e-mail para: msfrade@gmail.com

Fonte: G1 e Cronograma da Ong Hospitalhaços


JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário