quarta-feira, setembro 26, 2012

Intocáveis


Um verdadeiro fenômeno do cinema francês, sendo o segundo mais visto da história do país e, mais importante, sendo o filme não falado em inglês de maior bilheteria no mundo,  Intocáveis (Intouchables) faz jus à sua fama de sucesso. Inspirado numa história real, esta premiada comédia dramática conta a improvável amizade entre Philippe, um bilionário tetraplégico, e Driss, um homem pobre do gueto.

Após sofrer um acidente de parapente, o viúvo Philippe (François Cluzet) perdeu todo o movimento do corpo e precisa de cuidados constantes e básicos para sobreviver. Pra sua sorte, Driss (Omar Sys) foi à sua casa para uma entrevista de emprego, apenas interessado em manter seu seguro desemprego, e conseguiu a simpatia do ricaço exatamente por Driss não demonstrar simpatia com sua situação. Uma das coisas que mais confortam Philippe é o fato de Driss vez ou outra esquecer sua deficiência, como quando entregar um celular em mãos, ao invés de colocar em seu rosto: Philippe pode voltar a ser tratado normalmente.


A diferença de classes é imensa, mas os dois vão se ajustando tanto culturalmente, quanto emocionalmente. É um belo filme, com mensagem de superação poderosa (embora Phillippe enfatize sua “sorte” em ser um tetraplégico bilionário) e atuações magestrais. François Cluzet convence muito no papel de um deficiente e Omar Sys simplesmente come o cenário com sua simpatia, desenvoltura e sorriso sempre amostra.


Muitas vezes deixamos a vida passar e o trabalho a consumir enquanto a observação do mundo e do semelhante fica em segundo plano, esquecemos do grande sentido da existência: a felicidade. Infelizmente o dinheiro e o poder lideram o Ranking das coisas mais buscadas pelo homem. 

Dizem que a observação real da vida e do tempo, do mundo e dos semelhantes, da harmonia e do amor, é despertada somente pela chegada de uma tragédia pessoal, não devemos deixar isso acontecer.

Esses temas envolvendo a sociedade pós-moderna e a condição humana estão todos conectados e fazem de Intocáveis uma obra de visão realista da fragilidade humana, do sentido da existência e da redescoberta da vida através do outro. A amizade como a maior riqueza humana.

Apesar da aparente história "clichê" o filme foge do convencional e nos faz refletir sobre a nossa relação com as pessoas a nossa volta, superação e amizade ao tratar o roteiro triste com alta dose de humor nas interpretações fantásticas dos atores. Intocáveis é um filme maravilhoso e vale a pena ser visto.




AA

Nenhum comentário:

Postar um comentário