terça-feira, setembro 25, 2012

Dia Nacional de Combate ao Stress

Não é hoje não!

O Dia Nacional de Combate ao Stress foi  "comemorado/combatido" no último domingo dia 23/09.

O stress é tão característico da sociedade moderna que existe no Brasil um dia específico para combatê-lo. Esse corre-corre de atividades no trabalho, reuniões, almoço ou sanduíche com o cliente, trânsito, filas, contas a pagar e todas as responsabilidades da vida pessoal acumulam, em doses diferentes, cansaço, ansiedade e muitas vezes preocupação exagerada em cada um de nós. Quando percebemos, o corpo já está reagindo com dor do estômago, de cabeça, tensão muscular… isso sem falarmos dos problemas que surgem a longo prazo.

Antes que o assunto chegue ao consultório médico, a nutrição pode ajudar – e muito – a diminuir o stress diário. Se prestarmos atenção ao que nosso corpo pede e oferecermos a ele os alimentos corretos estaremos fortalecendo-o. E forte ele enfrentará melhor as dificuldades diárias.

E agora anotem as 10 orientações anti-stress da nutricionista Eneida Ramos:

1) Evite sair de casa sem antes tomar o café da manhã. Quando pulamos essa refeição, provocamos um déficit nutricional que poderá desequilibrar o organismo ao longo do dia.

2) Não pule refeições. Isso pode levar  ao stress fisiológico e provocar obesidade. Além disso, ingira algum alimento a cada três horas.

3) A fruta é o alimento que mais dá energia, dessa forma são excelentes alternativas para levar ao trabalho e consumir no intervalo da manhã ou tarde, ajudando a melhorar a disposição.

4) Na hora das refeições, dê prioridade a elas, e não a atividades paralelas. Sente-se à mesa, de preferência num ambiente tranquilo.  Evite  assuntos desagradáveis no momento da alimentação.

5) Uma dieta variada  ajuda a evitar déficit de vitaminas e minerais, que causa indisposição e fadiga.

6) Selecione vegetais e frutas de diferentes cores, lembre-se que cada cor representa uma família diferente de fitoquímicos, carotenoides, que só acrescentam saúde e  vitalidade.

7) Evite frituras, que aumentam a quantidade de calorias e gorduras da alimentação, além de tornar a digestão mais lenta.  Assim, prefira alimentos cozidos em água ou vapor, e grelhados.

8 ) Hidrate-se entre os intervalos das refeições. Deixe uma garrafinha de água na sua mesa, lembre-se de enchê-la sempre que esvaziar. Um simples copo de água gelada já deixa o corpo mais disposto.

9) Consuma frutas oleaginosas de boa procedência: amêndoas, nozes, avelãs, castanhas.

10) Inclua chás calmantes (camomila, erva-cidreira, maçã) no lanche da noite, pois favorecem o sono e o restabelecimento da energia para o dia seguinte.

E ainda, como não poderia deixar de ser: conforme orientação médica e educador físico, faça uma atividade física que lhe dê prazer.

AHHHHHHH, eu também tenho uma dica importante no combate ao stress:
torne-se um voluntário Hospitalhaços; saia distribuindo alegria e mande o stress pra bem longe da sua vida!!!


Fonte: VEJA
FBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário