domingo, julho 08, 2012

Hospital Estadual Sumaré está entre os três melhores hospitais públicos do país

O Hospital Estadual Sumaré está entre os três melhores hospitais públicos do país. A classificação é da ONA (Organização Nacional de Acreditação), órgão credenciado pelo Ministério da Saúde, que avalia a eficiência das instituições de saúde públicas e particulares no Brasil. Trata-se de um fato inédito para um hospital público de ensino, já que apenas oito hospitais no Brasil, cinco privados (no estado de São Paulo, só o Oswaldo Cruz), possuem essa acreditação. De acordo com a ONA, os outros dois hospitais públicos no Brasil que receberam juntos o mesmo prêmio são o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Estadual de Pirajussara, ambos sob administração da Unifesp e ligados a Secretaria de Estado da Saúde. A Acreditação Nível 3 é a mais alta no padrão da certificação. 


Também conhecida como Acreditação com Excelência, assegura aos usuários a excelência na qualidade da assistência à saúde e a excelência na gestão administrativa. Mantido pela Secretaria de Estado da Saúde e administrado pela Unicamp desde 2000, o HES também foi o primeiro hospital no país a conquistar o nível 2 da Certificação de Acreditação Hospitalar. A Acreditação Hospitalar é a outorga de um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos. 


A acreditação é um novo conceito de qualidade que combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade de atendimento. O Programa de Acreditação Hospitalar estabelece três níveis: 1º segurança na estrutura física, sanitária e de capacitação profissional; 2º processos no fluxo de trabalho e o terceiro nível estabelece a melhoria do atendimento e gestão. A ONA é reconhecida formalmente pelo MS como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar, que juntos habilitam empresas acreditadoras e expedem a certificação das organizações hospitais.


JVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário