terça-feira, abril 03, 2012

"Palhaços do Nosso Povo"

Contemplado pelo Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2009, a pesquisa "Os Palhaços da Cultura Popular Brasileira" conseguiu se concretizar e se transformar no livro denominado "Palhaços do Nosso Povo", que mostra a investigação sobre arte dos palhaços brasileiros inseridos nas brincadeiras e manifestações populares. Como conseqüência de pesquisa foi possível alçar novos vôos na busca de diferentes maneiras de se fazer, ver e aprender tal arte. Além de entrevistas com palhaços e pesquisadores, o livro traz fotos dos palhaços da cultura popular brasileira.
Palhaço é personagem antigo, cômico que todos estão normalmente habituados a reconhecê-lo com sua máscara muito tradicional: o seu nariz vermelho saltitando do rosto, no Brasil podemos citar alguns deles: Benjamin, Piolim, Picolino, Arrelia, Carequinha entre tantos outros. Porém, os personagens palhaços encontrados nas festas populares do Brasil, como a Folia de Reis, o Pastoril Profano, o Cavalo Marinho ou Bumba meu Boi, entre outras, estes não possuem, em sua maioria, o nariz vermelho, mas demonstram nas roupas diferentes maquiagens carregadas de carvão e sotaques engraçados, características nacionais, fazendo brincadeiras com o nosso português, utilizando dos nossos ritmos musicais, abusando da nossa gestualidade, se inspirando em nossos hábitos cotidianos para mostrar suas intervenções com originalidade e sabedoria. São grandes artistas e possuem histórias curiosíssimas, além de serem merecedores da nossa valorização como personagens cômicos para uma referência ao palhaço brasileiro de maneira geral. Eles são o espelho de nossa sociedade. Representam a voz de povos cujas memórias e sabedorias foram pouco valorizadas. Nossos palhaços estão por aí. Alguns um pouco cansados convenhamos, devido à desvalorização, as dificuldades da vida material, à ausência de cidadania e à dificuldade de alcançar uma vida mais digna. Porém ainda intensos, poéticos, criativos, intrigantes e contraditórios. Cheios de histórias para contar e histórias no qual nem percebemos que são sobre nós mesmos. Eles estão espalhados pelos quatro cantos desse nosso país paradoxal entre maravilhas e misérias.
Nesse livro encontra-se uma síntese sobre cada manifestação pesquisada, alem de dados sobre o que são, onde atuam e principais características, dos palhaços, estudados, pesquisados e entrevistados. Através de textos e fragmentos de falas recolhidas foi possível elaborar reflexões a respeito de seus imaginários, ritualizações, fantasias e expressões. No último capítulo encontra-se entrevistas e fotos daqueles que atuam e dedicam a vida à sua profissão, missão, seu sonho e sua sina. (trecho do texto de apresentação do livro.

Autoras: Maria Lulú e Monique Franco
Orientador: Clerouak, 108 páginas.

Fonte:
Circonteúdo

MI

Nenhum comentário:

Postar um comentário