sexta-feira, março 02, 2012

Mímica: a arte do Silêncio!

Para explicar o que é mímica primeiro temos que fazer uma diferenciação entre o conceito e o gênero teatral, conceito e o significado da palavra mímica, e o gênero teatral e a arte da mímica, forma de expressão artística.
Se olharmos no dicionário a palavra mímica significa linguagem sem palavras, se comunicar através de gestos, sinais e símbolos ou também pode se definir como imitação, copiar gestos, características ou movimentos de outro individuo, neste caso fazer uma imitação de algo “real” ou qualquer forma de comunicação sem a utilização de palavras se caracteriza como mímica.
E existe a mímica como forma de expressão artística, gênero teatral, que diferente do conceito original da palavra, define uma forma de arte dramática baseada nos movimentos ou gestos como principal forma de expressão (contar uma estória ou descrever uma situação) podendo também utilizar palavras, sons e/ou outros recursos desde que a ação principal seja baseada nos movimentos/expressão do artista. Mímica enquanto arte dramática pode ser Literal ou Abstrata.
Mímica literal é quando o mímico descreve situações conta historias através de seus gestos/movimentos de forma narrativa criando situações ou ambientes para suportar a historia e encarna personagens diferentes, “mimicando” suas características (andar, postura, tamanho, etc.) e sempre basicamente “descrevendo” com seus gestos/movimentos ao expectador.
Mímica abstrata quando sua expressão necessariamente não segue uma “lógica racional” trabalhando sobre simbologias ou abstrações.

Um exemplo clássico:
A ação de puxar uma corda através da mímica.
Em uma cena de mímica literal o mais importante será o que se encontra no final da corda e em uma cena de mímica abstrata será o esforço ou a intenção de puxar algo dentro de um contexto.

Resumindo:
Se a intenção do artista é demonstrar a ação de puxar uma corda, puxar algo, subir uma ladeira,
etc; será mímica literal.
Se a ação de puxar uma corda e utilizada para demonstrar sentimentos, processo de pensamento ou o esforço físico de quem esta puxando uma corda como metáfora ou simbologia será mímica abstrata.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário