terça-feira, março 22, 2011

Palhaça Brabuleta - Pela Humanização Hospitalar

Tenho 23 anos e trabalho na área da saúde, vivo lutando pra conseguir folgar... e quando finalmente consigo, volto para o Hospital de novo, mais de um jeito diferente.
O desejo por ser hospitalhaça surgiu em 2007, após uma experiência que me marcou significantemente. Quando estava estagiando em uma Unidade de Terapia Intensiva de um Hospital da região, entramos num quarto, eu com outros alunos e a professora - que começou discutir o caso da paciente, quando surge um profissional da equipe medica, toca a paciente (em coma) pelo ombro e diz: - Dona “Fulana”, eu sou o Doutor “Tal” estou aqui para cuidar de você.
Aquilo me atingiu intimamente. Eu estava já á alguns minutos dentro daquele quarto e não havia tomado uma atitude singela como aquela (falar um oi), não tinha dado conta de que ela não era só uma paciente, não era a enfermidade. Ela era uma pessoa com sentimentos, com uma história de vida, enfim que deveria ser tratada com Humanidade. Antes de me retirar do quarto conversei com ela, me despedi e disse em meu coração: não serei mais fria assim.
Me interessei pelo trabalho de Humanização Hospitalar e desde então, através dos Hospitalhaços, surgiu a Brabuleta... que sobrevoou por um bom tempo o HC Unicamp.
Ah, tenho tantas memórias como Brabu, ela me preencheu. As pessoas, as crianças, os outros voluntários todos fizeram um pedacinho do que sou hoje. Agora de vez em quando ela ressurge por alguns corredores do Boldrini.... e nunca deixará de existir.
Adoro vocês palhaços e palhaças.
Super abraço,
Palhaça Brabuleta (Kelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário