quarta-feira, dezembro 22, 2010

Bozo, inesquecivel...


Bozo foi criado em 1946, por Alan Livingston, produtor de uma gravadora de discos nos Estados Unidos. Com o advento da tv, 1949, Bozo começa sua carreira. Larry Harmon, que no inicio foi um dos primeiros a interpretar Bozo, compra os direitos do personagem e, transforma Bozo em uma franshise - franquia -, ele cria uma personalidade para o Bozo e junto com estilistas de Hollywood inventa um cabelo engraçado e espetado para o personagem.

O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de tv em 40 países, entre eles, o Brasil. O que pouca gente sabe, é que antes do SBT exibir o programa do Bozo na tv brasileira, o Palhaço Bozo foi lançado primeiramente na década de 50 no Brasil, onde o humorista José Vasconcelos foi de verdade o primeiro Bozo do Brasil. Em 1954 a editora Batuta lança o gibi do Bozo. Em 1980, o apresentador e comunicador Sílvio Santos decide apostar nesta marca de sucesso. O Bozo americano (Larry Harmon) escolhe o comediante brasileiro, Wandeko Pipoca, para interpretar o personagem, na primeira fase; em pouco tempo a Bozomania explode no Brasil e o programa do Bozo passa a ser exibido de manhã até a tarde, na então TVS-Record. Após 1983 já como SBT, a emissora de Sílvio Santos decide contratar mais artistas, Luís Ricardo, Arlindo Barreto e Décio Roberto, na segunda fase do programa, para desempenhar o personagem, numa jornada ao vivo, para todo o Brasil. Sucesso estrondoso, Bozo recebe no exterior o título de "Embaixador Mundial da Boa Vontade", título concedido pela Unesco.

No Brasil milhares de produtos são lançados, o programa do Bozo, recebe durante 5 anos sucessivos, o Troféu Imprensa, ganha 3 discos de ouro, um sucesso total. O compositor Marcos Pajé e Edílson Oliveira também passam a viver o Bozo no SBT, mas infelizmente em 1991 morre Décio Roberto. O único que ficou a interpretar o palhaço Bozo até o fim, acabou então a alegria das crianças saindo do ar no Brasil o programa do palhaço Bozo.


Fonte:
Blog CCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário