quarta-feira, outubro 13, 2010

Correio Popular - 13/10/2010


Festa das crianças vira ação social
Torcida organizada dá exemplo em comunidade

Rogério Verzignasse
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
rogerio@rac.com.br

Logo cedo, a garotada barulhenta desceu as vielas. A Rua Central estava cheia de barracas. Algodão-doce, balas, bonecas, guaraná, roda de capoeira, pintura facial, teatro de marionetes. O Dia das Crianças foi uma grande festa no Jardim Paranapanema. Na Rua Benedito Moreira dos Santos Filho, uma travessinha estreita, foi improvisado um palco para a apresentação dos Hospitalhaços. E a galera, acostumada a divertir pacientes internados, tirou a manhã de ontem para cantar, dançar e tocar violão para as famílias carentes.
Tinha tanta gente participando que os organizadores tiveram de bloquear o trânsito de veículos, usando fitas plásticas. Motorista não tinha vez. A preferencial era da criançada, que gargalhava e pulava sem parar, de uma calçada à outra, no asfalto ou na terra.
A cidade teve várias festas para a criançada. DICs, Vila Rica, Barão Geraldo, Vila União. Por todo canto, os adultos distribuíram presentes e guloseimas para a turminha do barulho. No Jardim Paranapanema, no entanto, o evento foi especial. Serviu para lançar uma ação social organizada por membros da Torcida Jovem do Guarani, a Jovem Gua. Antes do evento de ontem, os bugrinos já participavam do debate de ações ambientais no bairro.
De acordo com Caio César Gallani, que falou pela diretoria da Jovem Gua, a opinião pública é bombardeada com informações negativas sobre as organizadas. Os meios de comunicação, diz, destacam a violência, as brigas entre fanáticos irresponsáveis e a falta de segurança nos estádios. “A gente quer mostrar que, dentro das torcidas, há quem se preocupa com as ações sociais, o trabalho pelos carentes, a paz entre as pessoas”, diz o dirigente.
A própria Jovem Gua pretende envolver seus 300 integrantes cadastrados à causa. E o Jardim Paranapanema foi escolhido para as atividades por uma razão bem simples: é próximo do Estádio Brinco de Ouro e do centro de treinamento do clube. E o trabalho faz brotar nos pequenos o amor pelo Bugre.
E quem mais agradecia aos torcedores era Marco Antônio da Costa, diretor da associação local dos moradores. “É muito importante que a torcida se preocupe com o bairro carente, do lado de fora do estádio. A gente precisava do apoio na luta pela urbanização, pela preservação ambiental. É um canal para o poder público saber o que nos falta, o que nos atrapalha, como nossa vida pode melhorar”, disse. A festa de ontem promete ser a primeira de uma série.

Um comentário:

  1. Parabéns que belíssimo trabalho que vocês desenvolvem.
    Acompanho a luz e a magnitude que essas belas ações vem trazendo nõa apenas para aqueles que vocês alegram mas principalmente na vida de vocês "palhaços de Deus"... né palhacinha Chiquita.

    Abraços

    Luciana Peressin
    Santa Bárbara d' Oeste - SP

    ResponderExcluir