terça-feira, outubro 20, 2015

O nariz do palhaço

O nariz, na maioria das vezes vermelho, se tornou peça característica da palhaçaria, porém, muito mais que um acessório, representa a liberdade do palhaço, permitindo-o se expor, tirar as armaduras, as representações cotidianas e deixar com que todos vejam o seu ridículo e o seu fracasso.

O palhaço não aponta seus defeitos e nem os defeitos do outro. Ele mostra, de uma maneira sincera, o que todo mundo tenta esconder. Quando se deixa rir dele, passa a existir uma identificação de quem o assiste. Segundo Jacques Lecoq "Ele não representa. Ele é". Daí, provamos que um palhaço jamais esconde o que sente e, por isso, faz as coisas com inocência, sentindo tudo a flor da pele.

De certa forma, o nariz permite a entrega e a verdade presente nas ações da palhaçaria. Por isso, a responsabilidade de carregar consigo um nariz vermelho é muito grande e exige estudo, observação e compreensão do quão significativo é a figura do palhaço. "O nariz do palhaço representa os olhos, e os olhos representam a alma." (Mayra Lopes) Contudo, segundo o professor e diretor de teatro Paulo Afonso, o que mais importa é a chamada verdade cênica, onde o palhaço atua com a verdade. “O nariz é um aspecto externo, o que importa é a elaboração interna”, explica. 

Na Itália do século dezesseis surgiram companhias que se tornaram muito populares com a “Comédia da Arte”. O palhaço passou a adquirir um perfil próprio, uma fantasia que o tornava um personagem reconhecido, bem como seus hábitos e características singulares. Hoje, o nariz vermelho divide lugar com narizes de diferentes formas, tamanhos e cores, mas a sua essência se mantém a mesma. 


Fontes de pesquisa:

Imagem:
blog Hospitalhaços

Giulia Bucheroni
Voluntária da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário