terça-feira, outubro 06, 2015

A importância do brinquedo na infância

O brinquedo, além de ser um convite para brincadeiras, é o responsável por torná-las prazerosas e faz parte de um processo de desenvolvimento, pois a criança, ao brincar e imaginar todo um cenário, lida com o que a espera na vida adulta.

O estímulo dos órgãos dos sentidos, da função sensorial, emocional e motora é dado a partir dos brinquedos, enquanto o lado intelectual e a criatividade são frutos das brincadeiras. Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois a fantasia da brincadeira a permite experimentar novos sentimentos e vivenciar diferentes situações do cotidiano, além de praticar, involuntariamente, os valores e ensinamentos passados pela escola e pela família, e assim, ir construindo sua personalidade.

A criança pode, e deve, se aproveitar do objeto (brinquedo) de forma a criar novas funções e dar novos sentidos a ele. Deve também aceitar os brinquedos que chegam a ela, sem questioná-los ou escolhe-los. Dessa forma, terá a oportunidade de participar de variadas brincadeiras, podendo alimentar sua criatividade e ser receptiva a novidades.

A escolha do brinquedo deve ser feita com cautela, seguindo a linha da capacidade motora e intelectual da criança, porém, sem tirar a chance dela explorar o objeto e criar sua própria brincadeira a partir dele. 

Brincar é uma questão tão importante na vida infantil que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito”. A falta desse prazer ou dessa satisfação pode gerar alguns distúrbios de comportamento.

A ONG Hospitalhaços tem uma campanha permanente de arrecadações de brinquedos - os quais, podem ser entregues diretamente no bazar ou serem retirados por um motorista, - e uma campanha específica, que acontece nas escolas no mês de outubro. Os brinquedos são destinados para as brinquedotecas e para a venda no bazar, onde todo o dinheiro é revertido para própria ONG. Há também o projeto de doar brinquedos às crianças dos hospitais no mês dos Dia das Crianças. Todas as doações passam por uma triagem que garante a qualidade dos brinquedos e a possibilidade deles fazerem muitos “pequenos” felizes. 

Confira aqui algumas músicas sobre brincadeiras e brinquedos!

Fontes de pesquisa:
www.educarparacrescer.abril.com.br   
www.psicologia.spo.com.br

Giulia Bucheroni
Voluntária da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário