quinta-feira, dezembro 23, 2010

Patati Patata

Todos conhecem a cantiga "Se você quer brincar, é com Patatá; Se você quer sorrir, é com Patati". Ela existe desde os anos 60 e jovens dos dias de hoje ainda reconhecem esses versos.

Patati-Patatá era uma dupla de palhaços formada, respectivamente, por Agnaldo Soares e Renato de Oliveira. Ambos começaram trabalhando como animadores infantis, concorrentes, no disputadíssimo mercado mineiro. Renato usava o nome artístico de Palhaço Patatá enquanto Agnaldo se denominava O Tirolez Sapeca. Após alguns anos, juntaram suas forças, surigia aí "Patatá e O Tirolez Sapeca".

Em meados de 1959, investidores cariocas fechassem um contrato de 10 anos de radiodifusão de programas infantis estrelado pelos dois. O contrato foi muito comentado pois girava na cifra dos mil milhares de réis, perdendo apenas para o contrato de 200 anos que Hebe estava fechando com a TV.

Por volta de outubro de 1959, uma equipe de especialistas começou a desenvolver o formato, e inicialmente o programa se chamaria "Os Dois Sapequinhas", dica de Agnaldo inclusive. Mas Renato não abria mão de Patatá, seu apelido desde a infância, e queria "Os Dois Patatá". Depois de muita discussão, concordaram com "Patatá-Patatá", mas Agnaldo, insatisfeito como não podia deixar de estar, resmgungou baixo "Vai te catar". Num pulo, um dos produtores exclamou "É ISSO, PATATI-PATATÁ".

Esta dupla, alternando os seus atores continua até hoje alegrando a criançada!

Fonte: http://luisones.allflow.com.br/textos/contos/patati.shtml

5 comentários:

  1. eu adolo patati e patata
    bjoss
    Giovana

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esses palhaços eles deveriam ficar no lugar daquela menina chata e mimada (Maisa)São muito talentosos pena que o programa deles é muito sedo eu levo meu filho na escola ,que é fá deles e fico assistindo,e esperando eles aparecer
    Patati e Patatá vocês são bons d+

    ResponderExcluir
  3. Patati Patatá, foi a melhor idéia que tiveram em materia de animação infantil, eles resgatam a infancia e ensinam as crianças a serem crianças,o que já andava meio esquecido. Espero que continuem no ar poe muito tempo ainda, as crianças adoram e os adultos também.

    ResponderExcluir
  4. passo patati patata para minha filha e ela adora.

    entretanto descobri recentemente a história dos bastidores e ela não é muito alegre não.

    Principalemnte para o patati original: ele foi considerado subversivo pela ditadura e ficou preso 11 anos perdeu tudo que ganhou e morreu pobre engasgado em um número de circo.

    ResponderExcluir
  5. eu adogo eles tenho duas musicas deles no meu celular se você quer sorrir e chuveiro bjs.

    ResponderExcluir