domingo, fevereiro 01, 2015

Deficiente físico no Japão usa óculos de realidade virtual para tocar piano com os olhos

Algumas vezes, coisas que parecem simples podem se tornar bem complicadas para quem possui algum tipo de deficiência física. Complicadas, mas não impossíveis.

Visando melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física, um projeto criado pela escola Special Needs Education School for the Physically Challenged, da Universidade de Tsukuba, no Japão, promete permitir que qualquer pessoa toque piano utilizando apenas o movimento dos olhos. É a ideia do dispositivo Eye Play the Piano.

O aparelho consiste em um óculos de realidade virtual que é capaz de reconhecer o movimento dos olhos de quem o utiliza. Para isso, o usuário só precisa piscar sobre um dos painéis que compõem a interface do dispositivo e escolher qual nota deseja tocar. Com isso, o movimento é transferido automaticamente para o piano e se transforma em música.

O vídeo abaixo mostra o estudante de ensino médio Kota Numajiri participando em um concerto de Natal com a ajuda do Eye Play the Piano. Atualmente, o projeto está buscando financiamento coletivo para sua produção e distribuição para escolas de todo o país.

O vídeo abaixo explica um pouco como isso tudo funciona:




Por: Fernanda Lagoeiro
Fontes/vídeo: Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário