quinta-feira, março 06, 2014

Instalação trará história de palhaços brasileiros em Presidente Prudente

Em 20 telas, personagens como Carequinha e Arrelia são retratados.
Trabalho é promovido pelo Sesc Thermas e ficará em um shopping. 


A história dos mais tradicionais palhaços do Brasil será contada por meio de uma exposição no Parque Shopping Prudente, em Presidente Prudente. A instalação “Palhaço de Todos os Tempos”, promovida pelo Sesc Thermas, será aberta no domingo (9), e conta com 20 telas com a biografia de 19 personagens como Carequinha, Arrelia e Chico Biruta.
De acordo com o coordenador de programação do Sesc, Antonio Carlos Bitram, a produção busca valorizar o trabalho destes profissionais e a contribuição deles para a cultura brasileira. “É uma forma de manter a memória e trazer à tona suas trajetórias”, diz.
O responsável por produzir a instalação, o palhaço e pesquisador Luciano Draetta, afirma que para conseguir todas as informações disponibilizadas, teve que fazer consultas em instituições públicas de preservação da cultura, acervos municipais, e, em alguns casos, entrar em contato com as famílias para promover uma visita às residências de cada um.
“Podemos encontrar em baús e gavetas coisas muito pessoais de cada um deles. Fui atrás dos acervos pessoais e da biografia. Nestes locais é que achamos aquilo que ainda não é público e que traz a verdadeira emoção”, comenta Draetta.
Todo o levantamento começou por interesse próprio do pesquisador em conhecer mais figurinos e maquiagens, para que ele mesmo conseguisse desenvolver melhor seu trabalho. “Fiquei instigado em saber sobre a caracterização, entender como ela funciona. A exposição foi o resultado desta pesquisa”, afirma o pesquisador, que pertence ao grupo Circo Navegador.
Os palhaços apresentados nesta exposição são os seguintes: Benjamin de Oliveira, Arrelia (Waldemar Seyssel), Carequinha (George Savala Gomes), Piolin (Abelardo Pinto), Chic-Chic (Otelo Queirolo), Herrys (Julian Queirolo), Fuzarca (Albano Pereira), Chincharão (José Carlos Queirolo), Torresmo (Brasil José Carlos Queirolo), Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo), Figurinha (Nelson Garcia), Picolino (Roger Avanzi), Figurinha (Benedito Sbano), Chico Biruta (Marco Antonio Eugenio Martini), Tonheta (Antonio Nóbrega), Kuxixo (Hudson Rocha Camargo), Xupetim (José Oscar Espinosa), Xuxu (Luis Carlos Vasconcelos) e Tililingo (Hugo Possollo).
A instalação ficará aberta a todo o público, gratuitamente, durante o horário de funcionamento do shopping. As telas também podem ser conferidas pela internet.

Serviço
O que: "Palhaço de Todos os Tempos
Data: A partir do dia 9 de março, sábado
Local: Parque Shopping Prudente
Valor: Gratuito
Classificação: Livre

Fonte: G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário