domingo, fevereiro 16, 2014

16 de Fevereiro - Dia do Repórter!

Hoje, dia 16 de Fevereiro se comemora o Dia do Repórter! Esse profissional tão necessário à nossa vida em sociedade e tão dedicado em levar as informações de maneira correta. 

Repórter vem do verbo francês medieval reporter, que significa "relatar", "narrar". Ou seja, vai atrás das principais notícias a fim de relatá-las, sempre se preocupando com a veracidade das mesmas.

Porém, realizar o trabalho destes profissionais não é nada fácil! A busca pela notícia requer, além de alguns conhecimentos técnicos, um olhar diferente. Saber o que vai ser importante para o público e contar da maneira mais compreensiva e didática possível. Ser Repórter não é apenas ser Jornalista; é necessário ser uma pessoa não-rotineira e de múltiplas faces: um pauteiro (que dá dicas de notícias), um redator (que redige as notícias), um fotógrafo (afinal, o que é uma boa notícia sem uma boa ilustração?) e um eterno pesquisador, leitor e ouvinte.

As primeiras lembranças do começo das reportagens vieram com Gutemberg e a invenção da tipografia, e também com os Romanos e suas "Actas". As Actas eram relatos de fatos acontecidos pela nobreza ao público.

A partir daí, a imprensa foi se desenvolvendo, e surgiram os primeiros jornais, as primeiras rádios, e a televisão ganhou um outro ar com a ajuda de Assis Chateaubriand. A profissão foi ficando cada vez mais conhecida e seu valor reconhecido, mesmo com alguns imprevistos de violência, e mesmo com a queda momentânea do diploma (momentânea, porque o equívoco já foi reparado).

Mesmo com esses últimos acontecimentos, a população não desanimou, e todos os anos as faculdades de Jornalismo lotam milhares de turmas no Brasil inteiro. Estudantes, novas caras, que estão interessados em cumprir um serviço à sociedade. Novos futuros profissionais, que vão tirar toda a má-impressão e sensacionalismo que a população repudia, levando sempre conteúdo de qualidade e cumprindo o papel de Repórter adequadamente, seja nos jornais, nas revistas, nas rádios, nos estúdios de televisão, ou na internet.

E, falando em internet, ela está ajudando cada vez mais essa área. As diversas redes sociais, os blogueiros e seus conteúdos digitais ganharam tanto espaço que há quem diga que o Jornal Impresso está com seus dias contados. Será?

É um caso a se pensar. Mas toda essa "modernidade" trouxe também o lado positivo: as pessoas estão ganhando seu espaço; lendo mais, expressando mais as suas opiniões e despertando o seu lado "repórter" (compartilhando acontecimentos, fotos, etc). Não só as pessoas, como as empresas, instituições, e ONGs. O mundo está conectado.

E você também pode despertar esse seu lado! Que tal escrever ou compartilhar algo hoje? Ou ainda, homenagear um amigo que exerça essa profissão fascinante!



Nenhum comentário:

Postar um comentário