quinta-feira, março 13, 2014

Dia Mundial do Rim é comemorado com exames gratuitos em Campinas

Hoje, dia 13 de Março é considerado o Dia Mundial do Rim em mais  de 110 países, e para comemorar, a população terá acesso de gratuito a avaliação de qualidade de vida, aferição da pressão arterial, avaliação da obesidade, exame para diabetes (glicemia), coleta de sangue para exame de creatinina e exame de urina tipo um. Em Campinas, os interessados podem procurar pelos serviços no Largo do Rosário, até o meio dia. 

E, a partir das 14h o atendimento será centralizado na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, que fica na rua Delfino Cintra, n. 63, Centro.

O Dia Mundial do Rim é comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, este ano o tema da Campanha é " 1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós", cujo o objetivo é chamar atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica (DRC) que atinge principalmente os idosos, eles que representam 10% da nossa população.

Sobre a Doença Renal Crônica (DRC)

A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.

Como cuidar do seu rim

• Beba no mínimo 2 litros de água diariamente;
• Controle o consumo de sal. Evite enlatados, conservas e outros tipos de alimentos industrializados;
• Cuide com o excesso de bebidas alcoólicas;
• Pare de fumar ou reduza aos poucos o número de cigarros consumidos;
• Pratique exercício físico regularmente;
• Controle o estresse psicossocial;
• Tenha o controle permanente do diabetes e da pressão arterial;
• Infecções urinárias devem ser tratadas por médicos especialistas.



Por: Patricia Lopes
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços
Fonte: Dia Mundial do Rim

Nenhum comentário:

Postar um comentário