domingo, fevereiro 02, 2014

Um novo tipo de voluntariado: Apps for Goods



O programa Apps for Goods é uma iniciativa do Google com a CDI (Comitê para a Democratização da Informática), que é uma ONG brasileira fundada pelo empreendedor Rodrigo Baggio que ganhou fama por ensinar ferramentas digitais em comunidades carentes do Rio de Janeiro, e depois ganhou notoriedade em vários países do mundo.
O Apps for Goods funciona da seguinte maneira: experts do mundo todo se voluntariam "doando suas horas" para dar aulas à crianças de escolas primárias ou secundárias (de 11 a 18 anos, do mundo todo também), via skype ou presencialmente. 
Os alunos interessados em tecnologia formam turmas e assistem as aulas (junto com os professores) com frequência semanal a ser determinada. Nessas aulas, criam aplicativos para smartphones e são orientados e aconselhados por designers, programadores e empresários profissionais via vídeo conferência.
O projeto cobre todas as despesas necessárias para a criação dos aplicativos, e, depois, todas as turmas competem no Apps for Goods Awards, uma celebração anual que escolhe o melhor aplicativo desenvolvido. O vencedor tem seu aplicativo fabricado e lançado à publico pelo Google.
O programa está crescendo cada vez mais, e hoje já conta com 17 mil estudantes, 213 colaboradores e 627 experts voluntários! Uma iniciativa muito boa para quem gosta de tecnologia, que inclui voluntariado e beneficia todos os envolvidos (inclusive praticando o inglês!).
 Para participar e/ou saber mais sobre o Apps for Goods, acesse a página do projeto.


Por: Fernanda Lagoeiro
Fontes/Foto: Site Apps for Goods e Blog Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário