terça-feira, outubro 01, 2013

Livro discute conceito de felicidade

O que é felicidade? É possível medir o nível de felicidade das pessoas, comunidades e nações? Qual é a importância para as sociedades de ampliar o conhecimento acerca da felicidade, naturalmente perseguida pelo ser humano desde os tempos mais remotos?

É o que pretende ser descoberto em "Felicidade", (Editora Unesp, 224 páginas; R$ 28), livro de Bent Greve que apresenta os estudos mais recentes sobre o conceito e a medição da felicidade.

Com uma abordagem múltipla do tema - filosófica, econômica, psicológica e sociológica - ele expõe uma nova visão para a apreensão do conceito, especialmente relevante na era contemporânea. Com foco na Europa e nos Estados Unidos, Grene examina como o conceito de felicidade pode contribuir para a compreensão de aspectos centrais da sociedade moderna, investigando desde questões relacionadas à análise do Estado de bem-estar social até o cotidiano dos indivíduos.

Ao enfatizar as diferentes conotações e usos do conceito, o livro pretende contribuir com a melhoria da percepção a respeito das situações que têm impacto nas sociedades e das razões que as tornam bons lugares para viver. Grene sugere que os governos e a economia se beneficiariam se aprofundassem seus conhecimentos acerca da felicidade.

As pesquisas, diz o autor, poderiam ser usadas como guias diferenciados de gestão de recursos. Se, por exemplo, dois tipos de intervenção trouxessem semelhantes impacto e custos, seria mais interessante optar pela que garantisse melhoria mais substancial no nível de felicidade. Como, no entanto, saber o que tornará as pessoas mais felizes? O aperfeiçoamento dos estudos de medição pode ser um caminho: "As pessoas, na verdade, são capazes de responder sobre o que entendem por felicidade não apenas no curto prazo, mas também no longo prazo".

Fonte: Editora Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário