quinta-feira, setembro 05, 2013

Trabalho voluntário traz vida longa a quem pratica

Pessoas que aderem ao voluntariado vivem mais do que aquelas que não são voluntárias, desde que a razão para o trabalho seja ajudar o próximo em vez de ajudar a si mesmo, sugere estudo publicado no periódico da American Psychological Association. 


Para chegar à conclusão, pesquisadores da University of Michigan examinaram dados do Wisconsin Longitudinal Study, que conta com amostragem de 10.317 estudantes desde a sua formação no ensino médio, em 1957, até o presente. 
Em 2008, quando a análise foi feita, 51,6% da amostragem era composta por mulheres com idade média de 69 anos. 

Em 2004, os envolvidos disseram se haviam feito trabalho voluntário nos últimos 10 anos, além da regularidade do serviço. Eles responderam 10 questões que abordavam as razões para aderir ao voluntariado (ou as razões que os levariam a ser voluntários, para aqueles que não eram). 
Algumas das motivações eram voltadas para os outros (como "acho importante ajudar o próximo", ou "o voluntariado é uma atividade importante para as pessoas que conheço bem") e algumas eram mais voltadas a si ("voluntariar é uma boa forma de escapar de meus próprios problemas", ou "o voluntariado me faz sentir melhor sobre mim mesmo"). 


Os pesquisadores também consideraram saúde física, condição socioeconômica, estado civil e fatores de risco para a saúde (fumo, índice de massa corpórea e uso de álcool) dos participantes, assim como saúde mental e apoio social. Muitas dessas informações foram colhidas em 1992, 12 anos antes de os participantes serem questionados sobre as suas experiências no voluntariado. 
Assim, os pesquisadores puderam determinar quantos participantes continuavam vivos em 2008. 

No geral, 4,3% dos 2.384 não voluntários morreram quatro anos depois da análise, ou seja, em 2011 - resultados proporcionalmente similares àqueles que declararam ser voluntários por motivos pessoais (4%). 
No entanto, apenas 1,6% daqueles que eram voluntários por razões focadas no próximo morreram no dado período. 

Essa é a primeira vez que uma pesquisa mostra que as motivações do voluntário também influenciam a expectativa de vida. Para os pesquisadores, isso acontece porque o voluntariado traz efeitos importantes na vida social do idoso, o que se reflete em sua saúde. No entanto, ainda não se sabe por que o motivo também influencia a expectativa de vida.


Fonte: Portal Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário