sexta-feira, setembro 20, 2013

Saiba o que é um Sling e seus benefícios para mãe e bebê

Mais que uma moda, os slings ou carregadores de panos trazem benefícios reais para os bebês. De
Elena com Alicia, de 6 meses usando o modelo mei tai.
acordo com a pediatra e neonatologista Maria Otilia Bianchi, o bebê que fica em contato com a mãe facilita o vínculo e também  estimula a produção de leite. Já para a “consultora de slings”, ou do inglês babywearing, Elena de Regoyos o uso do sling tem muitos mais benefícios que se pode imaginar. Segundo ela, quanto mais o bebê ficar perto da mãe regula todos os sistemas, como temperatura corporal, batimentos cardíacos, pressão arterial, sistema de equilíbrio entre outros. “Toda a regulação do sistema vai fazer com que o bebê ganhe peso mais rápido, que garanta um sistema imunológico mais forte e emocionalmente é um bebê mais tranquilo”, garante Elena.                                                                                                                                     
Slings são faixas de tecidos que possuem várias formas, tamanhos e modelos,  são usadas para carregar os bebês.  Encontrado em diversas culturas como África, Ásia e mesmo América, técnica antiga, em que as mães carregam os bebês junto ao corpo buscando estabelecer conexões com o filho, criando uma espécie de bolsa, como por exemplo: os cangurus e os marsupiais. Hoje em dia é mais usual vermos nas ruas os slings sendo usados por mães e pais.
 
As mães que usam comprovam, como a jornalista Bianca Santana que usa o sling com o seu terceiro filho. Para ela, carregar os bebês no sling é prático, pois ela fica com as mãos livres e o filho em um local que imita o útero materno. Ela afirma: “O bebê fica perto de mim, sente o calor do meu corpo, minha respiração e fica bem calmo”.    
No entanto, é preciso se atentar ao tipo de carregador e usá-lo de forma adequada. De acordo com Elena, o uso correto fortalece a musculatura da coluna. O modelo do sling também é importante; wrap, sling de argolas, mei tai, pounch, kanga, rebozo, são alguns exemplos.  A consultora de sling explica que os carregadores que têm um bom material podem aguentar até 20 quilos. Elena ainda faz outro alerta: " Os carregadores não ergônomicos transportam os bebês pelas genitais, curvando inadequadamente as costas do bebê". 
O uso tem que ser confortável para mãe e o bebê. A pediatra Maria Otília afirma ser preciso ter cautela com os recém nascidos. Os bebês muitos pequenos têm que estar em posição favorável para não causar sufocamento.
Passo-a-passo de como amarrar o modelo wrap
Patricia Lopes
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário