quarta-feira, julho 31, 2013

Música pode ajudar crianças a enfrentarem procedimentos médicos

Tomar soro pela veia ou passar por uma cirurgia não são experiências nada agradáveis para as crianças. E é fato que esses procedimentos hospitalares provocam estresse nos pequenos. No entanto, um grupo de pesquisadores canadenses mostrou que a música pode ser uma aliada contra o desconforto provocado por essa situação.
Em pesquisa, divulgada este mês no periódico científico JAMA Pediatrics, os cientistas avaliaram o impacto da música na atitude das crianças. Com o auxílio de terapeutas musicais, eles selecionaram algumas gravações para tocar durante o atendimento de 42 crianças de 3 a 11 anos.
Para medir a resposta dos pacientes, eles usaram parâmetros como a dor relatada por elas, o batimento cardíaco, o nível de satisfação dos pais e dos médicos com o atendimento e o nível de estresse dos pais. O grupo que ouviu as músicas foi comparado a um grupo que não sofreu nenhum tipo de intervenção.
Ao analisar os resultados, os pesquisadores perceberam que entre as crianças que ouviram a música houve menos sinais de ansiedade e dor. Os médicos também afirmaram que foi mais fácil atender o primeiro grupo (76% classificaram os atendimentos de muito fácil, contra 38% do grupo controle). Eles também ficaram mais satisfeitos com a colocação dos cateteres intravenosos (86% de satisfação no primeiro grupo comparado a 48% do segundo). A conclusão final foi que simplesmente ouvir uma música enquanto os médicos fazem seu trabalho pode ajudar as crianças a relaxar e tornar tudo mais fácil.

Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário