terça-feira, junho 25, 2013

Mioma é responsável por 12 mil internações em 2012

A realização de exames periódicos ajuda a detectar o mioma. Foto: SXC
No ano passado, quase 33 mulheres foram internadas por dia em hospitais de todo o Estado de São Paulo em decorrência de miomas. Levantamento da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo aponta que pelo menos 12 mil paulistanas procuraram uma unidade de saúde devido ao tumor benigno, um número 15% maior se comparado ao ano de 2008, quando 10,5 mil mulheres foram internadas no Estado.

“É importante que as mulheres façam acompanhamento regular com o médico, já que os miomas geralmente são assintomáticos”, explica André Luiz Malavasi, diretor do setor de ginecologia do hospital estadual Pérola Byington, em entrevista ao site SP Saúde. Entre os sintomas que caracterizam os miomas estão sangramento menstrual em volume acima do normal, dor na região pélvica, aumento do tamanho do abdômen, dificuldade para urinar ou evacuar e até mesmo infertilidade.

O mioma é um tumor benigno que fica no útero da mulher e é alimentado pelo estrógeno, hormônio liberado durante todo o período fértil, que vai da primeira menstruação até a menopausa. Isso explica o motivo pelo qual 80% dos casos de internações registrados serem em mulheres entre 20 e 49 anos. Segundo o médico, entre 30% e 40% das mulheres vão ter mioma ao longo da vida e o desenvolvimento do tumor em câncer é quase nulo.

O tratamento é escolhido de acordo com alguns fatores, como idade, saúde geral da mulher, gravidade dos sintomas, tipo do mioma e o desejo de engravidar futuramente. Quando a paciente não apresenta sintomas, o tratamento é ambulatorial.

“A única forma de curar o mioma é fazer a cirurgia, retirando-o. Mas a cirurgia é a última coisa a ser feita”, disse o médico. Como a possibilidade de voltar a ter um mioma é alta, as mulheres que desejam ter filhos não devem retardar a gestação após a cirurgia, pois caso contrário voltarão a apresentar os mesmos sintomas. Em casos onde a paciente não deseja mais engravidar, todo o útero é retirado por procedimento de histerectomia.

Nos Estados Unidos, quase 300 mil mulheres ficam sem seus úteros todos os anos. Já no Brasil, estima-se que este número esteja entre 100 e 200 mil. Em mulheres com idade próxima da menopausa, é aconselhável o tratamento medicamentoso, visto que ao sair do período fértil, a tendência é o mioma sumir.

Talita Bristotti
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário