segunda-feira, maio 20, 2013

Doe Sangue, Doe Vida!

Doar sangue é um ato solidariedade e de amor à vida! 
Ninguém imagina, mas um dia o seu familiar, amigo ou você mesmo pode precisar de doação de sangue. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Por experiência, posso afirmar que um dia um ser humano incrível salvou a minha vida quando teve o gesto solidário de doar sangue.
Como forma de retribuir, depois de alguns anos comecei a doar sangue e fico muito feliz porque sei que estou contribuindo para salvar vidas.
Infelizmente, segundo dados da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, apenas 2% dos brasileiros doam sangue anualmente.
As doações ocorrem de maneira voluntária ou vinculada.
A doação voluntária é aquela em que a pessoa doa seu sangue de forma solidária, sem se preocupar em saber a quem ele se destina; e a vinculada é a doação particular, personalizada e serve para repor a quantidade de sangue utilizada no tratamento de algum parente ou amigo internado. Esta última é a forma mais comum de doação.
Podemos e devemos melhorar este cenário. Convide seus amigos e familiares a exercerem este ato de amor e solidariedade. Para ser um doador de sangue, basta:
  • Ser saudável;
  • Ter entre 18 e 68 anos; serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 (dezesseis) e 17 (dezessete) anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
  • Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue;
  • Não fumar 2 horas antes ou após a doação;
  • Não estar em jejum, fazer um lanche leve; evitar alimentos gordurosos (ex. manteigas, bacon, ovos, gordura animal, etc.) e refeições completas (almoço, jantar) nas 4 horas que antecedem a doação;
  • É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, PASSAPORTE).

Veja abaixo a Campanha de Doação de sangue na cidade de Cerquilho:

No site do Hemocentro de Campinas é possível verificar o cronograma de coletas.

Conte pra nós, você doa sangue?

Gesiane Simão
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário