segunda-feira, abril 15, 2013

Voluntariado enriquece o currículo profissional

Os profissionais de Recursos Humanos buscam além das qualificações profissionais como Experiência, Formação e Cursos, um diferencial nos currículos disponíveis no mercado. O candidato que possui experiências com voluntariado ganha destaque em uma entrevista de emprego, pois o seu perfil é mais compatível com o das empresas contemporâneas, que buscam a sustentabilidade. 


Para o Profissional de RH Weslley Zapff, sem dúvida há um brilho diferente em um profissional que doa seu tempo em prol de outros. “É muito bem-vindo encontrar pessoas sensíveis, aguerridas, empenhadas numa causa que para muitos "não é nossa". Costumo dizer que o trabalho voluntário ilumina o currículo com competências que não aprendemos na faculdade. Não basta ser especialista de algo. Não basta ter vários diplomas. Certificados internacionais tampouco nada valem se o profissional sofre com a corrosão da apatia, da indiferença e do egoísmo. Sim, nossa sociedade ainda tem muito para aprender e o trabalho voluntário pode mostrar um outro lado, que não se ensina nas páginas dos livros mas, sim, nas páginas da vida,” disse Zapff.

A voluntária do Hospitalhaços Adriana participou de uma entrevista em que o Recrutador a questionou sobre o trabalho desenvolvido na ONG e o resultado foi excelente. “Acredito que o fato de ser voluntária foi super positivo durante a entrevista, e influenciou na minha contratação, principalmente porque a minha área é exatamente RH,” afirmou a Palhacinha Pimentinha.

Além disso, o voluntariado é uma “via mão dupla”, ao mesmo tempo em que o voluntário ajuda, ele também desenvolve habilidades e conhecimentos.

Segundo o voluntário da ONG Allan Gustavo, fazer este tipo de trabalho acrescenta muitos pontos tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. “Meu network aumentou, eu aprendo e já aprendi muitas coisas na ONG, e isso tem grande contribuição na minha evolução profissional,” contou Allan.

Portanto, é muito importante incluir os trabalhos voluntários no currículo, pois essas experiências poderão ser um grande diferencial para conseguir a sonhada vaga de emprego.

#FicaDica: Na ONG Hospitalhaços, além de vagas para voluntários que querem trabalhar como Palhaço ou na brinquedoteca dos hospitais, também tem as vagas para as áreas específicas como publicidade, jornalismo, design gráfico, administração, advocacia, manutenção predial e muitas outras. 


Gesiane Simão
Jornalista da Equipe de Comunicação da ONG Hospitalhaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário