terça-feira, março 26, 2013

Hospitalhaços participa de festa para crianças do Hospital e Maternidade Celso Pierro

A ONG Hospitalhaços marcou presença em festa promovida pelo Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas para crianças que passaram pelo procedimento ECMO. 


Sete crianças que sobreviveram e receberam alta hospitalar após passarem pelo procedimento que utilizou a técnica de ECMO (Estracorporeal Membrane Oxigenation), ou  Oxigenação por Membrana Extracorporal  em português, foram recebidas com festa pelo Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP) da PUC-Campinas no dia 23 de março. 
O procedimento cirúrgico engloba técnicas de oxigenação extracorpórea por meio de membranas artificiais (oxigenadores) que substituem temporariamente os pulmões e o coração dos pacientes e foi utilizado em oito crianças, sendo que sete sobreviveram e receberam alta hospitalar.


A festa teve como objetivo celebrar os excelentes resultados obtidos com a técnica de ECMO no tratamento de crianças que se encontravam em situação clínica muito crítica, e que se não fossem submetidas a este procedimento, certamente teriam falecido.
De acordo com o Coordenador da Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Fernando Antoniali, o procedimento terapêutico é indicado no tratamento de pacientes portadores de insuficiência respiratória grave que não respondem a outras terapias existentes e também em situações de falência cardíaca. “Essa técnica pode ser utilizada em recém-nascidos, crianças maiores e adultos com quadros clínicos de distúrbios cardiorrespiratórios importantes”, explica.
Os benefícios do emprego de ECMO em casos selecionados não se limitam ao aumento da sobrevida, mas também na melhora da qualidade de vida dos sobreviventes. Sabe-se que pacientes tratados com ECMO podem ter menor incidência de sequelas respiratórias e cardíacas, quando comparados a pacientes de mesma gravidade, tratados exaustivamente por métodos convencionais.

A Clínica Cardio Cirúrgica de Campinas, que atua no HMCP, recebeu  em 2012 o registro como centro especializado em ECMO pelo ELSO (Extracorporeal Life Support Organization).
“O nosso hospital conta com essa técnica terapêutica que pode salvar a vida de muitas crianças e adultos. Trata-se de um trabalho conjunto com outros médicos da equipe, perfusionistas e principalmente com as equipes das UTIs envolvendo enfermagem, fisioterapeutas e médicos intensivistas. Não podemos admitir que crianças morram em nosso meio sem oferecer a chance de uma recuperação de seus órgãos enquanto estiverem em ECMO”, completa Antoniali.


Galeria de Fotos

Fonte: PUC-Campinas
http://www.puc-campinas.edu.br/galerias-de-fotos/323/festa-para-criancas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário