quarta-feira, setembro 19, 2012

Bichinhos voluntários


O relacionamento entre as pessoas e animais de estimação é benéfico em diversos sentidos. Eles podem ajudar no tratamento de diversos problemas físicos e psicológicos de crianças. Por isso, em alguns países cachorros, coelhos e até peixes já estão sendo usados no tratamento de pacientes em hospitais. Isso não é benéfico apenas para o paciente, pois o bichinho também recebe atenção.

A terapia mediada por animais teve início nos EUA, no intuito de humanizar os hospitais. No Brasil ela ainda está começando a ser implantada em alguns hospitais.

O Pet Smile, considerado com um projeto pioneiro, começou a funcionar há dois anos no Hospital da Criança, em São Paulo. A proposta é favorecer o contato entre o animal e a criança ou idoso, amenizando o estresse provocado pela internação e suprindo a carência afetiva. O animal contribui na recuperação de crianças com dificuldades de movimento, equilíbrio ou atenção.

O mais importante é que o animal não julga, nos aceita como somos”, diz Elvira Rebolo da Silva, voluntária do projeto.

De acordo com Edmara Maia, coordenadora da Comissão de Assistência Sociedade Brasileira de Enfermagem Pediátrica, a hospitalização é um período em que o medo e a insegurança estão sempre presentes. Por isto, são válidas as alternativas para ajudar as crianças a superar esta experiência.

Mas diversos cuidados devem ser tomados Os animais devem ser bem adestrados, pois precisam ser confiáveis, obedecerem a comandos de voz, aguentar o manuseio, possíveis esbarrões por cadeiras de rodas, serem obedientes e não importunarem.

Se esses membros começarem a ser aceitos no treinamento do Hospitalhaços os palhacinhos vão correr o risco de deixarem de ser o centro das atenções.


Fonte: Psicologia Animal e Kennel Club


AA

Nenhum comentário:

Postar um comentário