quarta-feira, agosto 22, 2012

Troque o carro pela bicicleta


Ao deixar o carro em casa, você, sozinho, deixa de lançar no ar em um só dia 6 quilos de gás carbônico a cada 30 quilômetros a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade. Parece estranho falar em quilo de um gás? É que a emissão de gás poluente é medida assim. 

Faça a conta: se você pedalar os mesmíssimos 30 quilômetros durante um ano, vai livrar a atmosfera de quase 2 toneladas de gás carbônico!

Para a saúde, as vantagens das pedaladas também têm peso considerável. A pessoa perde os quilos extras, ganha massa muscular, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e sente um bem-estar incrível, garante o médico André Pedrinelli, do Grupo de Medicina do Esporte da Universidade de São Paulo. E nem precisa tanto esforço. Se você for de bicicleta até o supermercado ou à padaria diariamente, já 
estará dando adeus ao sedentarismo e a todas as encrencas relacionadas a ele.

Circular sobre duas rodas é uma tendência no país inteiro. A Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares, estima que mais de 24 milhões de indivíduos pedalem todo santo dia. Desse contingente, cerca de 53% usa a sua bike como meio de transporte principal. E esse índice não pára de crescer. Só na capital paulista o número de ciclistas urbanos mais do que dobrou nos últimos cinco anos. Isso é bom porque pode mudar um cenário preocupante: no Brasil os veículos automotores ocupam um nada honroso primeiro lugar entre os grandes vilões do aquecimento global. Em nosso território cerca de 87% das emissões de substâncias poluentes vêm dos escapamentos. O designer gráfico Márcio Caparica, de 28 anos, roda por toda São Paulo montado em sua bicicleta, seja para passear, seja para ir ao trabalho. "Praticamente não transpiro. Então, quando chego à empresa, nem preciso trocar de roupa. Ainda por cima, pedalar me deixa feliz e me mantém em forma", conta.

O.k., pedalar nas nossas grandes cidades pode ser perigoso, já que o Brasil é pobre em ciclovias. Mas, se o ciclista estiver bem equipado e obedecer às leis de trânsito, o risco de um acidente cai bastante, garante José Rubens DElia, um veterano na locomoção sobre duas rodas e um dos mais conceituados treinadores esportivos do país. Ande sempre no lado direito da via nunca pela calçada e tente ser o mais visível possível, usando roupas claras e coloridas, recomenda.

O ciclista também deve evitar ruas e estradas com grande fluxo de caminhões e ônibus. Escolha rotas alternativas e menos movimentadas, ressalta Cleber Ricci Anderson, ex-atleta profissional e ciclista urbano de velha data. E lembre-se: seja gentil no trânsito. "Sorrir e mostrar fragilidade, sempre agradecendo e pedindo passagem, inspira respeito no trânsito", nota DElia. Importante: não se esqueça de usar os braços para sinalizar conversões.

Antes de sair pedalando por aí, contudo, é melhor que você se prepare. Comece andando todo fim de semana nos parques e nas praças para adquirir resistência. Se há tempos você não pratica atividade física nenhuma, procure um médico antes de iniciar, recomenda o ortopedista Moisés Cohen, do Instituto Cohen de Ortopedia e Medicina do Esporte, em São Paulo. Você vai sentir que, com o tempo, o condicionamento físico melhora e pedalar já não será tão cansativo apenas um prazer para o corpo e a mente.



Confira o air-bag para bikes! Se essa ideia der certo as mulheres vaidosas vão adorar:




Fonte: Abril


AA

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