segunda-feira, agosto 20, 2012

Estique, puxe e viva melhor

Mexa-se: quem faz exercícios diminui em 40% as chances de ter uma doença cardíaca. A Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 30 minutos diários de atividade física para usufruir dos benefícios. As vantagens vão além do coração: exercitar-se faz bem à mente, aumenta o círculo de amigos e traz vitalidade para o dia a dia. Não é preciso ser atleta, basta encontrar uma atividade que lhe dê prazer.
Tempo não é desculpa
Você não consegue reservar meia hora por dia para sua atividade física? Simples: use a criatividade para se exercitar em três pequenas sessões de 10 minutos ao longo do dia – vai ser muito melhor do que ficar parado. Troque o elevador pela escada, por exemplo, e percorra parte de seu caminho diário a pé.
O exercício ideal é aquele que lhe dá prazer.
Não adianta correr porque está na moda se não lhe agrada.

Vá devagar
Antes de começar uma atividade, é importante fazer uma consulta com um médico, que poderá detectar eventuais problemas de saúde e avaliar o estado geral do seu organismo. A orientação de um ducador físico também é fundamental, pois ele determinará a carga de exercícios adequada ao seu corpo.

Na batida certaA freqüência cardíaca ideal em uma atividade moderada é aquela que permite que você converse com outra pessoa enquanto se exercita sem perder o fôlego. Ela já é suficiente para tirar você do sedentarismo.

Esforço compensado
Quanto mais intensa a atividade física, mais endorfina o organismo libera. A substância é responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Atividade alternativa
Quem prefere uma modalidade que reúna condicionamento físico e concentração sem precisar suar muito pode gostar do pilates. A prática aumenta a flexibilidade, a força e a consciência corporal, com movimentos no solo ou com a ajuda de aparelhos próprios. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Com alguns passos, você já pode começar a sair do sedentarismo
Caminhar é um ótimo exercício: tem baixo impacto, traz bom resultado aeróbico e pode ser feito em lugares diferentes.
É fácil incorporar essa prática à sua rotina: comece com 5 minutos de passos leves, 10 minutos mais acelerados e outros 5 minutos de passos leves e vá aumentando o tempo conforme sua disponibilidade. Recomendações básicas para seguir bem: vista roupas confortáveis, use tênis adequados, hidrate-se e corrija a postura das costas.

Fonte: SBIBAE

SBG

Nenhum comentário:

Postar um comentário