sábado, julho 21, 2012

Querido ‘eu’ aos dezesseis


Melanoma é um câncer de pele agressivo e mortal. Se não for tratado no início, ele evolui e invade gânglios ou outros órgãos internos, como fígado, cérebro ou pulmão. Quanto mais avançado seu estágio, mais complexo o tratamento e menores as chances de cura. Mas, se for tratado enquanto estiver confinado à pele, é curável.
Os principais fatores de risco para melanoma são a genética e a exposição desprotegida ao sol. O efeito do sol é cumulativo, e isso significa que, para desenvolver câncer de pele na idade adulta, conta todo o sol que a pessoa tomou na vida. Queimaduras solares na infância também entram nessa contabilidade. Por isso é tão importante proteger as crianças da radiação solar.
O vídeo postado abaixo foi produzido em 2011 pela entidade canadense David Cornfield Melanoma Fund (http://dcmf.ca/), e já teve mais de 5,5 milhões de visualizações no Youtube. Essa entidade tem como um de seus objetivos alertar sobre a doença, os fatores de risco e sinais de perigo. Os depoimentos nesse vídeo são de pessoas que tiveram ou têm melanoma, e de pessoas próximas a elas.
Vale a pena assistir.


Fonte: Revista Veja

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário