domingo, julho 01, 2012

Circo K - Um espetáculo em 3 Atos


No ano de comemorações dos 20 anos da Boa Companhia, o Circo K está com três espetáculos interligados, que se apresentam numa lona de circo na Estação Guanabara – CIS Unicamp, Campinas/SP, uma co-produção com o Grupo Matula Teatro e o apoio do PROCULTURA – Ministério da Cultura.
Nesse projeto, a Boa Companhia, o Grupo Matula Teatro e artistas independentes apresentam um espetáculo em 3 atos que acontecem dentro de uma lona de circo e celebram o encontro, ao vivo e em carne e osso, do artista com o espectador, explorando o universo do circo e do teatro de variades, a partir de dois contos de Franz Kafka e de uma pesquisa de campo sobre pequenos circos das periferias.
Circo K celebra o encontro do artista com o espectador, o encontro entre pessoas como a razão máxima da arte da cena. O projeto nasce do desejo que a Boa Companhia, Matula Teatro e artistas independentes compartilham em explorar cenicamente o universo do teatro de variedades, do vaudeville e do circo, bem como a valorização da performance ao vivo, da presença real, em carne e osso, do artista e suas habilidades, frente a uma plateia. Três espetáculos (ou três grandes atos) compõem Circo K: o primeiro dos três tem como base o conto de Franz Kafka, Um artista da fome; o segundo, também inspirado na obra do escritor alemão, nasceu do conto Na Galeria; enquanto que o terceiro, Gran Circo Máximo, tem a dramaturgia criada pelo Matula Teatro a partir de pesquisa de campo realizada junto a pequenos circos do interior do estado e periferias de Campinas.
A temporada acontece de 08 de junho a 14 de julho de 2012.
Todas as sextas-feiras às 20h: Um artista da fome – adaptação da obra de Franz Kafka, sessão extra dia 06/07 às 21h30.
Todos os sábados às 20h: Na Galeria – adaptação da obra de Franz Kafka, sessões extras dia 07/07 e 13/07 às 21h30.
Todos os domingos às 19h: Gran Circo Máximo – Grupo Matula Teatro, sessões extras dia 08/07 às 21h30 e 14/07 às 20h00.
Preparem-se, “a grande festa vai rolar!!!”

De onde nasce o projeto?

Circo K nasce do desejo que a Boa Companhia, o Grupo Matula Teatro e outros artistas independentes compartilham em explorar cenicamente o universo do teatro de variedades, do vaudeville e do circo.
Essas três modalidades cênicas têm em comum a valorização da performance ao vivo, da presença real, em carne e osso, do artista e suas habilidades, frente a uma plateia. Circo K celebra o encontro do artista com o espectador, o encontro entre pessoas como a razão máxima da arte da cena.
Em Circo K, o circo é apresentado como a metáfora máxima da resistência do extraordinário, em meio a um mundo cada vez mais ordinário.
Circo K convida ao embate corpo a corpo entre artista e espectador. Antes mesmo de qualquer fabulação, de qualquer história a ser contada, nosso circo busca a suspensão causada pela situação-maravilhosa, ciente de que esta nasce no ordinário e rústico chão da vida, regado pelo desejo de ir através e além.
Circo K celebra a inutilidade maravilhosa e vital da arte.
Três grandes matrizes guiam tanto nossa encenação quanto o trabalho do ator: o teatro de variedades, onde diferentes artes se encontram (dança, música, truques ou representação), o melodrama, e o realismo.
Três espetáculos (ou três grandes atos) compõem Circo K.
O primeiro deles tem como base o conto de Franz Kafka, Um artista da fome, e como estética, o vaudeville do início do século XX. O segundo tem como base outro conto de Kafka, Na Galeria, e como estética o teatro físico dos anos 70/80, com um leve acento psicodélico. O terceiro, Gran Circo Máximo, tem a dramaturgia criada pelo Grupo Matula Teatro, a partir de pesquisa de campo realizada junto a pequenos circos do interior do estado e periferias paulistanas. É guiado por uma estética ultra-realista.
Sob a pequena lona de um pequeno circo de um só mastro, onde se passam o três espetáculos ou os três atos, o espectador viaja no tempo, acompanhando gerações e gerações de artistas que vão se transformando, metamorfoseando-se uns nos outros. Artistas pertencentes a uma mesma espécie –  espécie esta em extinção.
Haverá possibilidade de salvação?
Sejam todos bem-vindos, porque hoje tem marmelada!

Ficha Técnica

Direção Geral: Verônica Fabrini
Preparação Corporal: Andreas Simma
Direção Gran Circo Máximo: André Carreira
Atuação Artista da Fome: Alexandre Caetano, Alice Possani, Daves Otani, Eduardo Osorio, Erika Cunha, Erico Daminelli, Esteban Alvarez, Gustavo Valezi,  Melissa Lopes, Moacir Ferraz, Ricardo Harada e Verônica Fabrini.
Atuação Na Galeria: Eduardo Osorio, Erico Daminelli, Esteban Alvarez, Gustavo Valezi, Luciana Mitkiewicz, Moacir Ferraz, Ricardo Harada e Verônica Fabrini.
Atuação GranCirco Máximo: Alice Possani, Eduardo Albergaria e Melissa Lopes.
Direção Musical e Trilha Sonora: Silas Oliveira
Assistente de Direção Artista da Fome: Luciana Mitkiewicz
Assistente de Direção Na Galeria: Erika Cunha
Figurino e cenário: Anna Kuhl
Produção Executiva: Anna Kuhl e Cassiane Tomilhero
Assistentes de produção: Isabela Razera e Quesia Botelho
Designer Gráfico: Bruno Cardoso
Assessoria de Imprensa: Paula Mathenhauer Guerreiro
Coordenação e captação de imagens: Diego da Costa
Cenografia: Mariana e Zuza
Realização: Boa Companhia e Grupo Matula Teatro.

JVD

Nenhum comentário:

Postar um comentário