quinta-feira, junho 21, 2012

ONGs e Mídias Sociais


As ONGs de todo mundo estão percebendo a importância de ter uma presença digital relevante. Há sites com boas dicas de como utilizar as mídias digitais a favor de causas sociais.
Unindo várias dicas interessantes, a ONG Tactical Technology Collective fez o documentário “10 táticas para transformar informação em ação”, no qual fala como utilizar a web a favor de causas sociais. O material une depoimentos de ativistas de vários países, como Egito, Índia, Líbano, Quênia e Inglaterra, que falam sobre suas experiências na internet. Por meio de exemplos reais, o vídeo mostra as facilidades e também as dificuldades de utilizar a rede como meio de comunicação com a sociedade, como em vídeos no Youtube, conteúdo de blogs e até mesmo utilizando o Google Maps. Além de dicas técnicas, o documentário fala sobre também sobre a importância de adicionar humor, saber ouvir e mobilizar as pessoas.
Veja o vídeo aqui.  
Daniella diz que as redes sociais são uma forma “muita rápida e prática” de manter contato com voluntários, sócios e parceiros da Um Teto para Meu País. “Por permitir a interação entre nós e os nossos públicos, é uma forma de se relacionar e manter todos atualizados e próximos ao nosso trabalho, lembrando a todo momento a realidade com a qual trabalhamos, a importância de estarmos fazendo esse trabalho para melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de pobreza”, afirma. Para trabalhar de forma mais organizada e eficiente, a organização possui uma equipe de seis pessoas (um coordenador e cinco voluntários) específica para cuidar das mídias sociais.
O Portal Voluntários Online (VOL) também aposta nas mídias sociais como forma de estabelecer contato com seu público e também motivá-lo a se engajar. Por meio de mídias como blog, Facebook, Twitter e Youtube, o VOL publica notícias e vagas de atividades voluntárias e tira dúvidas de quem quer ajudar, mas não sabe como.
“O Instituto Voluntários em Ação iniciou sua participação nas web e redes sociais em 2008 com a criação do Portal Voluntários Online. Até então, em 10 anos de atuação, tínhamos 300 ONGs cadastradas e cerca de 16 mil voluntários. Em quatro anos de trabalho pela web, esses números cresceram de maneira significativa, passando para mais de 600 ONGs e movimentos cadastrados e mais de 40 mil voluntários”,  conta Vanessa Aguiar, Gerente de Comunicação do IVA. “Hoje nos conectamos com pessoas e organizações no Brasil e no mundo todo, o que amplia a abrangência de nossa causa social e nos ajuda a trocar ideias, experiências e principalmente a aumentar nosso capital social e nos ensinar a melhorar sempre”, completa.
Segundo Vanessa, a internet e as mídias sociais são fundamentais para fortalecer o voluntariado transformador. Com o VOL,  vagas de voluntariado passaram a ser divulgadas pelo Twitter, Facebook e Blog. “Por meio desses canais levamos informações relevantes sobre cidadania, ética, sustentabilidade e tecnologia para transformação social. Tudo de maneira muito barata, em uma escala global e elocidade nunca antes vista”, diz.
Voluntariado Online
Aline Oliveira é conteudista online do Blog do Portal Voluntários Online. Seu trabalho é pesquisar e/ou escrever posts sobre boas práticas e voluntariado. “Sempre achei importante compartilhar conhecimentos e ajudar o próximo. [...] Hoje sou voluntária realizando pesquisas na internet e isso é algo que me deixa muito feliz, pois pesquiso boas práticas e ajudo a divulgá-las no blog. Sinto que, mesmo aos pouquinhos, estou contribuindo para um mundo melhor.”
Aline é um exemplo de voluntária online. Esse tipo de voluntariado possibilita realizar tarefas específicas para uma ou mais ONGs. O VOL, projeto do Instituto Voluntários em Ação (IVA),  disponibiliza atualmente cerca de 40 vagas online. São vagas como de designers, tradutores, contadores, advogados, divulgadores, conteudistas, entre outras.
Entre feveiro e março de 2012, 19 voluntários tradutores e revisores do VOL elaboraram a versão em português do relatório “O Estado do Voluntariado no Mundo”, das Nações Unidas. O resultado ficou tão bom que a ONU resolveu colocá-lo em seu site como a versão oficial do documento em língua portuguesa.
Claudine Budel é uma das voluntárias envolvidas com a atividade.”Quando recebemos o capítulo do relatório da ONU, fiquei surpresa e ao mesmo tempo feliz em saber que iria traduzir um texto que tem tudo a ver comigo: Voluntariado e Tecnologia. Sou analista de sistemas e trabalho na área de informática há 10 anos.  Como os termos já eram conhecidos, a tradução ficou muito mais fácil e agradável. Além disso, saber que a tecnologia vem auxiliandoo trabalho voluntário me fez pensar em várias atividades que posso desenvolver nos trabalhos voluntários que realizo.”
As atividades podem ser realizadas de qualquer lugar do país e até mesmo do exterior e não é necessário nem sair de casa. Porém, mesmo não sendo presencial, o voluntariado online é um trabalho que deve ser levado igualmente a sério, pois se assume o compromisso de realizar uma determinada tarefa em um tempo determinado e de executá-la conforme o planejado com a organização. Além de disponibilizar vagas de voluntariado, um dos objetivos do VOL é  promover a “alfabetização digital” das organizações sem fins lucrativos, para que a cultura do voluntariado ganhe mais espaço na rede. 



Fonte: Site do Voluntariado on Line

JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário