quarta-feira, junho 20, 2012

Infoativismo


Com  desenvolvimento de novas mídias sociais, a internet torna-se cada vez mais palco para o infoativismo e promoção de ações transformadoras.
Em junho do ano passado, a ONG latinoamericana Um Teto para Meu País, cujo objetivo é erradicar a extrema pobreza por meio do desenvolvimento comunitário, realizou a campanha “Grande Coleta 2011”, na qual espalhou 60 pontos de coletas de doações em São Paulo. Para atrair doadores, esses pontos foram marcados na rede social Foursquare, para que as pessoas que passassem por perto soubessem e fizessem uma contribuição. Além disso, vídeos dos voluntários presentes na ação foram postos no Youtube e disseminados pelo Twitter da ONG e fotos eram postadas no Facebook. No fim da campanha, a Um Teto postou o resultado – R$ 75 mil arrecadados – e 231 pessoas “curtiram” a informação.
A campanha é um exemplo de como as pessoas podem transformar a sociedade com a ajuda de uma ferramenta que se aprimora cada dia mais: a internet.  Dessa união entre o meio digital e as transformações sociais surgiu o infoativismo.
O infoativismo (ou ciberativismo ou ativismo digital) possibilita que qualquer pessoa com acesso à internet possa agir a favor de uma causa social. Um infoativista pode, por exemplo, utilizar as redes sociais onde está presente, como Facebook e Twitter, para divulgar informações sobre uma causa. Foi por meio dessas redes que manifestações na Primavera Árabe e o Occupy Wall Street nos EUA foram organizados e ficaram conhecidos mundialmente.
“As redes sociais são um dos principais canais de comunicação com os nossos voluntários. É através delas que nós convocamos os voluntários para as atividades, fazemos o acompanhamento de cada uma (com fotos, vídeos e transmissões ao vivo), respondemos as dúvidas e, ainda, divulgamos informações e dados sobre a pobreza no Brasil e América Latina.”, explica Daniella Dolme, Diretora de Comunicação da Um Teto para meu País. A organização já conta com quase 19 mil fãs no Facebook e 4 mil no Twitter, além de estar presente no Youtube e Sonico. “Agora estamos nos preparando para participar também do Pinterest e, depois, Google+”, completa.
Muitas vezes não é preciso nem sair de casa para ajudar uma boa causa. Você pode fazer a diferença com apenas um clique. A Avaaz  possibilita esse tipo de infoativismo. Como o próprio site diz, a “Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global.”  Ela opera em 15 línguas diferentes por uma equipe voluntária presente em todos os continentes.  Na internet, atua como um “megafone” para chamar a atenção para questões públicas, criando campanhas específicas e concentradas sobre cada assunto.
Uma das formas de ajudar nas campanhas é por meio de assinaturas de petições virtuais. Tudo que o voluntário precisa fazer é se cadastrar e apoiar movimentos que são enviados para seu e-mail. Pode parecer pouco, mas unindo a participação de todos, a Avaaz consegue recolher milhares de assinaturas por dia, em todo o planeta. Um exemplo é o movimento Brasil – Anti Corrupção, em 2010, no qual os internautas eram convidados a assinar uma petição online que pedia a aprovação do Projeto de Lei Ficha Limpa. Segundo a ONG, esse se tornou o maior movimento brasileiro online na história do país. Em abril do mesmo ano, o pedido pela votação do projeto se tornou um dos tópicos mais populares no Twitter. A petição fez com que o número de assinaturas ultrapassasse os dois milhões. O projeto foi aprovado pelo congresso de forma unânime.


Fonte: Site do Voluntariado on Line.

JF

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