segunda-feira, maio 21, 2012

II Fórum da Alegria em Saúde do HAC em Jahu/SP


O dom de ser voluntário. Esse é o tema do II Fórum da Alegria em Saúde da Fundação Amaral Carvalho (FAC) que ocorre em Jahu, SP, nos dias 22 e 23 de junho. O objetivo do evento é aproximar os grupos voluntários de clowns (palhaços) de diversas cidades do Estado de SP, integrar e incentivar as ações voluntárias, além de estimular a espontaneidade, alegria e bom humor na área de saúde.
De acordo com o presidente da FAC, Ricardo Cesarino Brandão, que também é o idealizador do evento, a FAC é referência nacional como instituição de ensino, pesquisa, prevenção e tratamento oncológico. "Esse reconhecimento é fruto do trabalho e dedicação de cada um dos colaboradores, médicos, parceiros e, especialmente, dos voluntários da instituição, que doam seu tempo em prol do bem-estar dos pacientes e seus familiares."
No dia 22, a partir das 19 horas, ocorrem oficinas de atuação, psicoterapia, psicologia, musicoterapia e improvisação - 30 vagas para cada oficina. No dia 23, a partir das 8 horas, palestras e atividades desenvolvidas por grupos de outras instituições de todo o Estado paulista garantem a animação do evento - 300 vagas.
Diferente da primeira edição, quando as palestras foram ministradas apenas por profissionais do Grupo Remédicos do Riso com abordagem da participação do palhaço no ambiente hospitalar de forma teórica, o Fórum deste ano promete ser mais interativo. "As oficinas do 1º Fórum fizeram muito sucesso, portanto permanecem. Mas, haverá surpresas e também foram acrescentados espaços para abordagem de técnicas de atuação - como fazer a maquiagem e alguns truques de mágica, por exemplo, e também técnicas emocionais - como evitar que as emoções vividas no ambiente hospitalar influenciem a vida particular do voluntário/profissional", completa Eneida. 
Eneida Stefanoni, uma das organizadoras do evento, explica que o principal foco do Fórum é propor a reflexão sobre a importância da alegria no tratamento de qualquer enfermidade. "Os participantes terão contato com técnicas e conceitos sobre a capacitação para exercerem a atividade de clown", diz.
Brandão explica que, percebendo a carência de eventos voltados a atividade dos voluntários que disseminam a alegria entre os pacientes, considerou importante promover uma oportunidade de equiparação de conceitos, discussão de técnicas e aprimoramento do formato dos grupos. E deu certo: o 1º Fórum, realizado em maio de 2011, contou com a participação de cerca de 300 pessoas de diferentes regiões do Estado de São Paulo e teve uma avaliação positiva, o que motivou a elaboração da segunda edição.

Sobre o  evento
O II Fórum da Alegria em Saúde destina-se a estudantes e profissionais da área de saúde, além dos grupos de voluntários e clowns. "Não cabe só ao palhaço levar um pouco de leveza ao ambiente hospitalar. Todo profissional pode, junto ao exercício de sua função, contribuir para o acolhimento do paciente e demais usuários das instituições de saúde", ressalta Eneida.

Sobre inscrição 
Para participar do II Fórum da Alegria em Saúde é preciso enviar um e-mail para forumalegria@amaralcarvalho.org.br ou entrar em contato pelo telefone (14) 3602-1186 até o dia 12 de junho. Os interessados receberão uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida e devolvida ao HAC junto com o comprovante de depósito no valor de R$10 - o investimento inclui material de apoio, coffee break, certificado e camiseta.



SBG

2 comentários:

  1. Aonde fica JAHU - SP ? Não conheço. Gostaria de mais detalhes! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anderson Jahu é tb conhecida como Jaú...
      eh a cidade do calçado feminino, não conhece não?
      Vamos ver no googlemaps....
      http://maps.google.com.br/maps?saddr=campinas&daddr=Ja%C3%BA+-+S%C3%A3o+Paulo&hl=pt-BR&ie=UTF8&sll=-14.239424,-53.186502&sspn=47.642591,79.013672&geocode=FR93ov4dOd8x_SlJJlWi9sjIlDE2NQRYHAB1dA%3BFYDIq_4dwAAb_SllFEt__lfHlDFLP5gHJi-4PQ&oq=jau&t=h&mra=ls&z=9
      Aparentemente é a 200km de Campinas seguindo pela Washington Luis até a Eng. Nilo Ap. Romano
      Espero que tenha ajudado.Bjs

      Excluir