domingo, abril 08, 2012

SAMU 192

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (no Brasil também SAMU 192) é um serviço de atendimento médico, utilizado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo. Em alguns idiomas, o termo Samu significa Serviço de Atendimento Medico de Urgência.No Brasil, é oferecido pelo governo federal brasileiro, em parceria com governos estaduais e prefeituras, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. O projeto piloto do SAMU brasileiro aconteceu em Porto Alegre e em Ribeirão Preto. Nas cidades brasileiras onde o serviço é disponibilizado, o telefone para solicitá-lo é o 192 (ligação gratuita). As ambulâncias do SAMU são divididas em:
•USA – Unidades de Suporte Avançado (UTIs móveis), usadas em casos mais graves
•USB – Unidades de Suporte Básico
•VT – Veículos de Transporte, são usadas em casos mais simples
•VIR - Veículo de intervençao rápida, são viaturas 4x4 (geramente pickups ou SUV) compostas por equipe médica e material para suporte avançado de vida, mais ágeis e com capacidade de acessar locais de difícil trânsito , onde a ambulância normal poderia demorar a chegar.
•MOTOLANCIA: Veículos de intervenção rápida. Usada para fazer um pré-atendimento.
•AMBULANCHA: Unidade de Socorro Aquático.
•HELICÓPTERO: Unidade de Socorro aéreo.
As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada (USA, USB ou VT).

Fonte Video: - Youtube / Texto - wikipedia.org
RCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário