terça-feira, abril 17, 2012

10 motivos para você sorrir

Leia este artigo e descubra, pelo menos, um motivo para sorrir!


Confira a seguir 10 maneiras de utilizar seu sorriso como ferramenta para transmitir confiança, sociabilidade e simpatia:


1) Faça os outros confiarem em você
Em um mundo individualista, como fazer para que os outros confiem em você? Um sinal que sugere confiança é o sorriso. Sorrisos genuínos transmitem a mensagem de que os outros podem confiar e cooperar com você. Pessoas que sorriem são consideradas mais generosas, extrovertidas e genuínas. Até economistas consideram que o sorriso teria um valor. Em um estudo feito pelo Journal of Economic Psychology, os participantes estariam 10%
mais dispostas a confiar outras pessoas quando estas sorriam.


2) Ser perdoado
Quando alguém é pego fazendo algum errado, normalmente elas sorriem. Isso traria benefícios? Segundo pesquisadores do Boston College, sim. Pessoas que fizeram algo errado seriam mais bem tratadas por outras se sorrissem. Não importa se é um sorriso falso, miserável ou de real arrependimento, todos funcionam para provocar compaixão.


3) Recuperar-se de deslizes sociais
Você esqueceu-se de comprar um presente de aniversário para seu parceiro? Esqueceu o nome de algum cliente importante? Machucou uma criança acidentalmente? Se você cometeu algum desses deslizes, o constrangimento é sua principal reação. Segundo Keltner e Buswell, o constrangimento tem a função de tirar as pessoas de situações de aperto social. O sorriso “sem graça” faz com que a pessoa olhe para baixo e talvez de uma risadinha boba. Isso acontece para que os outros tenham compaixão e não considerem o deslize tão grave, perdoando rapidamente.


4) Por educação
Algumas vezes as pessoas sorriem apenas por educação, para evitar se sentirem mal mais tarde ou causarem algum constrangimento. Em um estudo feito por Lafrance em 1997, os participantes deveriam ficar sérios após ouvir boas notícias de outras pessoas. Mais tarde, eles contaram que se sentiram mal e acharam que a outra pessoa teria uma má impressão.


5) Sorrir contra dor
Sorrir é uma das maneiras de reduzir o estresse causado por situações ruins. Psicólogos chamam esse sorrido de hipótese do feedback facial. Até sorrisos forçados podem ajudar a melhorar o humor. Mas cuidado: sorrir em situações ruins não causa boas impressões. O pesquisador Ansfield (2007) submeteu um grupo de participantes a vídeos estressantes. Aqueles que sorriram se sentiram melhor que os outros. Porém, foram julgados negativamente pelos outros participantes.


6) Para concentrar-se
Quando estão nervosas, a atenção das pessoas tende a diminuir. Elas deixam de notar o que acontece ao seu redor e apenas percebem aquilo que acontece bem em sua frente. Sorrir nos faz sentir melhor, o que faz com que nossa flexibilidade e habilidade de pensar holisticamente aumentem. Quando essa hipótese foi estudado por pesquisadores, os resultados mostraram que os participantes que sorriram cumpriram melhor tarefas que requeriam atenção total.


7) Para atrair parceiros
O sorriso de uma mulher tem efeitos mágicos em homens, acima e além do simples contato visual. Um estudo realizado por Walsh e Hewitt em 1985, estudou como homens abordam mulheres em bares. Quando uma mulher estabelecia apenas contato visual com homens, ela era abordada 20% das vezes. Se a mesma mulher acrescentava um sorriso, ela era abordada 60% das vezes. Quando homens sorriem para mulheres, o efeito é menos mágico. Enquanto o sorriso de uma mulher aumenta sua atratividade, o sorriso de um homem não funciona tão bem. Na realidade, há evidências de que os homens são mais atraentes quando aparentam orgulho e até vergonha, do que quando eles parecem felizes.


8) Esconder o que você realmente pensa
Psicólogos costumavam pensar que um sorriso genuíno nunca mente. Sorrisos falsos envolvem apenas os lábios, enquanto sorrisos genuínos abrangem também os olhos. Porém, pesquisas recentes sugerem que 80% das pessoas conseguem fingir um sorriso real. Mas não fingir o sorriso não é tão fácil. Os olhos e os lábios devem estar sincronizados. Para os pesquisadores, o sorriso genuíno leva meio segundo para se espalhar por todo o rosto.


9) Ganhar dinheiro
Os economistas já calcularam o valor de um sorriso, mas será possível ganhar dinheiro com ele? Aparentemente o sorriso de uma garçonete sim. Tidd e Lockard concluíram que garçonetes que sorriam ganhavam mais gorjetas do que as outras. Pessoas que trabalham na área de serviços, como comissárias de bordo, vendedores e recepcionistas são efetivamente pagas para sorrir. Mas cuidado com os excessos, sorrisos em muito falsos podem ter o efeito contrário e provocar possível exaustão e antipatia.


10) Sorria e (meio) mundo sorri com você
Um dos pequenos e simples prazeres da vida, e que quase não é notado por ser automático, é quando sorrimos e somos correspondidos. Como a maioria das pessoas pode notar, nem sempre são correspondidas. Hinsz e Tomhave pesquisaram a proporção de pessoas que correspondem a um sorriso. Os resultados sugerem que 50% dos sorridentes eram correspondidos.


Se nenhum desses estudos fez você sorrir, considere o seguinte: Pessoas que sorriem mais vivem mais. Um estudo feito por Abel e Kruger (2010) pesquisou fotos de jogadores de baseball tiradas em 1952 e percebeu que aqueles que estavam sorrindo viveram até sete anos a mais do que os outros. Agora você tem um motivo para sorrir! :o)



Fonte: Portal Universia




FBR

Um comentário: